‘Regra dos 7’, a tolerância dos radares
Quem o avisa… amigo é: Onde vão (também) estar os radares da PSP em fevereiro

Polícia espanhola vai contar com 39 drones para controlar e multar condutores durante o verão

By on 9 Julho, 2021

Se está a pensar ir a Espanha, saiba que a Dirección General de Tráfico (DGT) vai contar com 39 drones nas estradas que, mais do que realizar a patrulha, também multam.

Enquanto em Portugal estão a ser estreados os primeiros radares de controlo de velocidade média, em Espanha a Dirección General de Tráfico está a investir num método diferente. De facto, a DGT anunciou que este ano, durante o verão de 2021, serão utilizados 39 drones distribuídos por todo o território espanhol para vigiar e multar os condutores que se encontrem a infringir as leis de trânsito, um equipamento que tem vindo a aumentar em número desde 2018, ano em que os começaram a utilizar.

Estes serão sempre controlados por duas pessoas: um agente fica encarregue da condução do mesmo, enquanto o outro maneja a câmara presente no drone. Em caso de captura de infração, a DGS é notificada e, posteriormente, encaminha a mesma às autoridades competentes. Todas as infrações vão ser registadas e fotografadas, como se de um simples radar se tratasse. Contudo, uma das características dos drones é a possibilidade de detetar estas infrações a quilómetros de distância. De facto, os quatro tipos de drones utilizados têm um alcance de 3 a 10 km, podem atingir os 80 km/h de velocidade e suportam temperaturas entre os 20 e os 45 graus.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)