MOBI.E e a ACAP assinam protocolo para promover a mobilidade elétrica
Portugueses aderem mais aos Híbridos Plug-in (PHEV): Crescimento de 37,5%

Porquê é importante a produção e montagem de viaturas automóveis em Portugal?

By on 18 Março, 2023

A resposta a esta questão é muito simples, até porque há diversas razões, a primeira delas o impacto económico: A indústria automóvel contribui significativamente para a economia portuguesa, sendo responsável por cerca de 4% do PIB do país e a produção e montagem de automóveis contribuem significativamente para as exportações portuguesas, ajudando a gerar moeda estrangeira e a melhorar a balança de pagamentos do país.

Por outro lado a diversificação da indústria. A produção e montagem de automóveis ajudam a diversificar a base industrial de Portugal, reduzindo a sua dependência das indústrias tradicionais, como os têxteis e o calçado. Isto ajuda a tornar a economia portuguesa mais resistente aos choques externos e às mudanças na procura global.

Outro ponto é o desenvolvimento tecnológico pois a indústria de produção e montagem de automóveis é altamente intensiva em tecnologia, exigindo técnicas avançadas de fabrico, materiais e componentes. Isto ajuda a estimular o desenvolvimento tecnológico em Portugal, que acaba por beneficiar outras indústrias e sectores.

De resto, a produção e montagem de automóveis exigem inovação constante e investimento em investigação e desenvolvimento. Isto pode ajudar a criar uma cultura de inovação e empreendedorismo em Portugal, encorajando o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos que podem ser aplicados noutras indústrias.

A ACAP divulgou recentemente informações estatísticas relativa aos dois meses do ano de 2023, que confirma a importância que as exportações representam para o sector automóvel já que 97,3 por cento dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa.

A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 87,3 por cento – com a Alemanha (19,6%), França (15,1%), Itália (12,3%), Espanha (9,7%) e Reino Unido (8,2%) no topo do ranking.

Há um crescimento de 22,6% na produção de viaturas automóveis nos dois primeiros meses de 2023, face ao mesmo período de 2022.

Em fevereiro de 2023 foram produzidos em Portugal 30.968 veículos automóveis o que representou um crescimento de 29,2 por cento face ao mês homólogo de 2022.

Em termos acumulados, nos dois meses de 2023, saíram das fábricas instaladas em Portugal 51.515 veículos, ou seja, mais 22,6 por cento do que em igual período do ano anterior.

Montagem de veículos automóveis pesados

Relativamente à montagem de veículos automóveis em Portugal, em Fevereiro de 2023 foram montados 20 veículos pesados, tendo representado um aumento de 150,0 por cento face a igual mês do ano de 2022.

Em termos acumulados, nos dois meses de 2023, a montagem de veículos pesados apresentou um crescimento de 111,8 por cento face igual período do ano anterior, representando 36 veículos montados em 2023.

Nos dois meses de 2023 apenas foram montados veículos pesados de passageiros.

De Janeiro a Fevereiro de 2023 foram exportados 97,2 por cento dos veículos montados em Portugal, representando 35 unidades. O Reino Unido (80,0%) e a Alemanha (20,0%) são os únicos destinos destas exportações.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)