Porsche quer manter V8 até depois de 2023
Porsche termina produção do Boxster e Cayman

Porsche 718 Bosxter e Cayman GT4 à venda em Portugal a partir de 132.778€

By on 19 Junho, 2019

Mais uma versão, desta feita arrojada, do 718 nas versões aberta (Bosxter) e coupé (Cayman) legal para andar na estrada, mas focada nas pistas.

Tanto um como o outro partilham o motor de seis cilindros “boxer” com 4.0 litros, atmosférico e a caixa manual. Contas feitas, são 420 CV para ambos e um binário de 420 Nm, suficiente para levar o Boxster até aos 301 km/h e o Cayman até aos 304 km/h. Os dois chegam do 0-100 km/h em 4,4 segundos, sendo que a Porsche, debaixo do protocolo WLTP, anuncia consumos de 11 l/100 km.

Tudo graças à utilização de injetores piezo elétricos, filtro de partículas e uma elevada rotação, pois o regime máximo vai até ás 8000 rpm. Além disso, o bloco boxer tem o controlo adaptativo dos pistões que, em cargas parciais de acelerador, interrompe, imediatamente o processo de injeção em uma das duas bancadas de cilindros, passando a funcionar como um quatro cilindros.

Outro ponto importante reside na aerodinâmica. O 718 Cayman GT4 produz até 50% mais de força descendente sem afetar o arrasto de forma significativa. Muito trabalho foi feito nessa área da aerodinâmica, o que obrigou, por exemplo, a criar um escape especial que libertou espaço para a colocação de um difusor funcional que é responsável por 30% do aumento da força descendente no eixo traseiro. A asa traseira fixa produz mais 20% de apoio, qualquer coisa como mais 12 kgs de força descendente a 200 km/h. A frente foi otimizada com um grande spliter e as “air curtains” que modelam o fluxo do ar em redor das rodas dianteiras.

No 718 Bosxter, a Porsche oferece-lhe uma capota mínima e liga-o a modelos como o 550 Spyder e o 718 RS 60 Spyder. A capota pode ser usada todos os dias e guardada dentro do carro, não tendo uma asa traseira fixa, antes uma unidade que se eleva a partir dos 120 km/h. Utiliza o mesmo difusor do Cayman e, por isso, é o primeiro Boxster a gerar força descendente no eixo traseiro.

Pela primeira vez, o 718 Bosxter utiliza o chassis GT do 718 Cayman GT4, com os eixos dianteiro e traseiro aligeirados, sistema de amortecimento Porsche Active Suspension Management com rebaixamento de 30 mm, o Porsche Stability Management (PSM) que pode ser totalmente desligado e tem software revisto para maior liberdade de ação. O Porsche Torque Vectoring (PTV) com bloqueio mecânico do diferencial também é de série, enquanto que o pacote Clubsport é opcional e oferece um “roll bar” traseiro em aço, extintor e cinto de segurança de seis apoios para o condutor.

Na travagem, a Porsche não deixa créditos por mãos alheias e tem como opção os discos em carbono cerâmica e os pneus de ultra performance nos dois carros.

Ambos os modelos já estão disponíveis em Portugal com um preço de 132.778,17 euros para o 718 Boxster Spyder e 135.730,17 euros para o 718 Cayman GT4.

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