Polestar: Redução nas emissões em 2023
Porsche quer manter V8 até depois de 2023

Porsche admite erros nos valores de consumo do 911

By on 1 Fevereiro, 2019

O grupo Volkswagen não se livra dos problemas com as autoridades, sendo agora a vez da Porsche enfrentar uma multa avultada depois de ter assumido que os valores de consumo e de emissões submetidos para homologação do 911 estavam incorretos.

A casa de Zuffenhausen admitiu que os dados de consumos e emissões de modelos não especificados do 911 dos anos de 2016 e 2017, entregues ao Ministério Alemão dos Transportes, não estavam corretos devido a um cálculo errado do coeficiente de arrasto. E de acordo com o jornal alemão Der Spiegl, foi a própria Porsche quem descobriu o assunto e, imediatamente, informou as autoridades alemãs e norte americanas.

Tudo aconteceu, informa aquele órgão de comunicação social alemão, porque o laboratório que efetuou os testes àqueles modelos do 911, falhou ao não tomar em linha de conta o valor do coeficiente de arrasto, levando os valores apurados e não corresponderem à realidade em termos de consumos e emissões.

Como todos sabem, os testes realizados em rolos não são afetados por uma coisa muito simples: o vento. O veículo quando se desloca exige mais do motor para conseguir penetrar no ar e combater o vento frontal ou lateral, gastando mais combustível e, naturalmente, emitindo mais CO2. Fica, assim, evidente que os 911 testados em laboratório gastam mais em estrada que os valores apurados nos testes.

Oliver Blume, presidente da Porsche, tomou em mãos este assunto e os engenheiros da Porsche já estão a trabalhar com as autoridades alemãs para apurar qual o valor do desvio.

A lei alemã diz que os construtores serão multados caso os valores de consumo e de emissões, entre o anunciado e o real, seja superior a 10% e os consumidores podem pedir, também, uma indeminização. Resta apurar qual a variação entre os valores homologados e os reais e quantos modelos estarão afetados, para se perceber qual será a multa que a Porsche vai receber.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)

Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)

Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)