Porsche Boxster Bergspyder: conhecia este protótipo feito pela casa alemã?

By on 4 Junho, 2019

Estamos na presença de um carro feito pela Porsche em 2015, mas do qual nunca se ouviu falar. Chama Bergspyder e homenageia um carro de 1968, o 909 Bergspyder.

É um carro único que foi feito bebendo inspiração no Porsche 909 Bergspyder de 1968, um automóvel de competição feito especificamente para as corridas de montanha, tendo como destaque o peso pluma de 384 quilogramas, além do motor 2.0 litros com 8 cilindros “boxer” que debitava 275 CV. Pintado de branco com faixas verdes, tinha um pequenino para brisas frente ao condutor e… mais nada! Dominou o europeu de montanha de 1968, mas a chegada do Ferrari 212E Montagna, destronou-o e o carro de Maranello passou a ser o grande dominador da especialidade. O 908 Bergspyder era conhecido como o “Porsche de plástico”. 

O Boxster Bergspyder é uma interpretação moderna daquele modelo, pouco conhecido, sendo dramaticamente diferente de todos os Boxster. Primeiro, desapareceu o lugar do passageiro, pelo que tal como o 908 Bergspyder, este é um monolugar. Tem um para brisas ligeiramente maior e um espelho onde deveria estar o pendura.

O resto renta imitar o modelo original, com um “roll bar” de proteção, duas bossas atrás do condutor e rodas negras com pinças de travão verdes. A chave também é verde. Por baixo do manto branco e verde está, no carro moderno, o motor do Cayman GT4, pelo que os levíssimos (para os dias que correm) 1099 quilos são acelerados em 4 segundos dos 0-100 km/h.

O carro ficou como protótipo e não seguiu para a produção porque a Porsche teve receio de ser complicado homologá-lo em alguns países. Assim ficou fechado no Porsche Museum e viu a luz do dia agora juntamente com a sua inspiração o 909 Bergspyder

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)