Porsche Cayenne Turbo S e-Hybrid será o SUV mais potente do grupo VW

Porsche Cayenne Hybrid é o mais potente da gama a partir de 99.233€

By on 13 Agosto, 2019

O crescente foco na mobilidade elétrica leva a Porsche a oferecer, neste momento, o seu modelo híbrido “Plug In” no topo em termos de potência. Quanto a preços arrancam nos 99.233 euros e está disponível nas versões de cinco portas e coupé.

O topo da gama é composta pelo Cayenne Turbo S Hybrid e Cayenne Turbo S Hybrid Coupé, que oferecem uma potência combinada de 680 CV a partir de um V8 com 4.0 litros 550 CV) e um motor elétrico de 136 CV alojado na caixa Tiptronic de oito velocidades. O binário máximo é de 900 Nm e graças a este poderio, a aceleração 0-100 km/h é feita em 3,8 segundos e a velocidade máxima é de 295 km/h. As versões Turbo S podem cumprir até 32 km em modo elétrico, sendo que o consumo homologado WLTP está entre os 4,8 e os 5,4 l/100 km e os 23,6 e os 24 kWh/100 km. 

Para lá destes dois modelos de topo, a Porsche oferece a versão hybrid num Cayenne E Hybrid Coupé com 462 CV e 700 Nm de binário, que oferece até 37 km de autonomia elétrica. O modelo Cayenne E Hybrid de cinco portas está disponível por encomenda.

A bateria de lítio que serve o sistema híbrido tem 14,1 kWh, está alojada debaixo do piso da bagageira e graças aos modos de condução, há varias formas do Cayenne funcionar: E-Power (o motor elétrico empurra o carro até aos 135 km/h). Há outros modos e o Pacote Sport Chrono (Hybrid Auto, Sport e Sport Plus) é oferecido de série. A bateria pode ser carregada em 2,4 horas com o carregador de bordo de 7,2 kWh, ligado a uma tomada de 400 volts e 16 amperes. Numa tomada doméstica, a mesma operação leva seis horas (230 v e 10 amp).

As versões Turbo S vêm equipadas com o controlo elétrico de estabilização Porsche Dynamic Chassi Control, o sistema de vectorização de binário (PGV Plus), sistema de travagem carbono cerâmica (PCCB), jantes de 21 polegadas, a suspensão pneumática adaptativa (PASM) e há ainda jantes de 22 polegadas que são opcionais, tal como o eixo traseiro direcional.

O Cayenne Hybrid e o Cayenne Hybrid Coupé custa, respetivamente, 99.233 e 103.662 euros. Já o Cayenne Turbo S Hybrid e o Cayenne Turbo S Hybrid Coupé ficam, cada m, por 184.452 e 188.265 euros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)