Porsche celebra 70º aniversário com 911 Speedster

By on 12 Junho, 2018

A Porsche vai oferecer a si mesma um presente especial para o 70º aniversário dos seus automóveis desportivos: o 911 Speedster Concept é um estudo de um excitante descapotável desportivo para utilização em estrada. Estabelece uma ligação entre o primeiro Porsche 356 ‘No. 1’ Roadster, que recebeu a sua homologação no dia 8 de junho de 1948, e os Porsche dos dias de hoje. Com o seu conceito puro e uma execução historicamente exata, o 911 Speedster Concept reflete com clareza a essência da marca de automóveis desportivos de Estugarda.

A experiência de condução pura é o principal foco deste automóvel. A tecnologia sob a carroçaria de dois tons do concept deriva dos atuais modelos GT. Foi desenvolvido no Porsche Motorsport Centre, berço do 911 GT2 RS e, mais recentemente, do GT3 RS. O 911 Speedster Concept assinala a sua estreia mundial como parte das celebrações oficiais do aniversário ‘70 anos dos automóveis desportivos Porsche’, em Zuffenhausen. O concept oferece um vislumbre de uma potencial versão de produção em série, ainda que possa não ser apresentada até 2019. A decisão de seguir em frente será tomada nos próximos meses.

As características do 911 Speedster Concept incluem o reduzido friso do vidro com um parabrisas mais inclinado e correspondentes janelas laterais mais pequenas. Estas particularidades conferem-lhe uma aparência ainda mais musculada com um perfil mais baixo, reminiscência dos seus predecessores como o Porsche 356 1500 Speedster. A cobertura traseira especial com fios em fibra de carbono, colocada atrás dos bancos dianteiros, cobre a estrutura de proteção anti-capotamento e apresenta-se com uma “dupla bolha”, um elemento tradicional de design desde o 911 Speedster de 1988. Duas alhetas contrastantes em preto por entre as “bossas” acrescentam um toque aerodinâmico, e o defletor de vento transparente em Plexiglass inclui o logótipo ‘70 years of Porsche’ gravado.

Como no original histórico, o 911 Speedster Concept inclui também uma cobertura de construção ligeira ao invés de uma capota convencional. Esta cobertura protege o interior do automóvel da chuva quando estacionado, sendo fixa por oito cintas Tenax. Os princípios da construção ligeira da filosofia Speedster continuam através do interior, onde a navegação, o autorrádio e o sistema de ar condicionado foram todos eliminados. As bacquets integrais são em carbono, revestidas em pele castanha Cognac 356 e vão buscar caraterísticas dos predecessores clássicos.

A carroçaria é emprestada pelo 911 Carrera 4 Cabriolet, ainda que os guarda-lamas, o capot dianteiro e a cobertura traseira sejam feitos em material compósito de fibra de carbono. A pintura nas tradicionais cores Prata GT e Branco levam-nos de volta aos mais antigos Porsche de competição – assim como muitos dos outros detalhes trabalhados, tal como o bocal do depósito de combustível ao estilo anos 50, colocado ao centro do capot dianteiro, a clássica forma Talbot dos espelhos retrovisores exteriores ou o design único dos faróis. As superfícies transparentes e opacas das coberturas dos faróis produzem um efeito tipo cruzado, acenando a uma prática prevalente na Porsche desde o início do desporto automóvel. Na época, os faróis originais eram tapados antes das corridas para estarem protegidos das pedras projetadas e para prevenir que estilhaçassem. Os largos pilares B e a traseira estão decorados com o lettering Speedster sob uma base dourada.

Sob a carroçaria, o 911 Speedster Concept alberga componentes de topo. O chassis deriva, essencialmente, do 911 GT3, com detalhes polidos em trevo nas imponentes jantes Fuchs de 21”. É a primeira vez que estas jantes são apresentadas com dispositivo de aperto central. Os engenheiros evoluíram o sistema de escape com saídas em titânio e a transmissão, que inclui uma caixa manual de seis velocidades. O motor Boxer de seis cilindros deste concept minimalista desenvolve mais de 500 cv e atinge 9.000 rpm.

A história dos modelos Porsche Speedster começa nos EUA

As variantes Speedster dos modelos automóveis desportivos, que combinam prazer de condução a céu aberto com uma incrível dinâmica, são parte da história da Porsche desde 1952. O antepassado dos modelos Porsche Speedster, o 356 1500 America Roadster, possui carroçaria em alumínio, inteiramente produzida à mão. Pesa menos 60 quilogramas do que o 356 Coupé e atinge uma velocidade máxima de 175 km/h com o seu motor Boxer de quatro cilindros e 70 cv, o que foi um feito impressionante para a época. Apresentando-se com janelas destacáveis nas portas, uma cobertura retrátil para a chuva e bacquets de construção ligeira, este automóvel desenvolvido exclusivamente para o mercado dos Estados Unidos foi construído apenas 16 vezes e incorporou diversos elementos do design Speedster.

Em 2010, foram criadas oito séries e modelos especiais com o nome ‘Speedster’. O 356 A 1500 GS Carrera GT Speedster foi o destaque de 1957, e o primeiro 911 Speedster seguiu-o em 1988. As 356 unidades do 911 Speedster produzidas para a geração 997 em 2010 representaram o fim temporário da produção das variantes Speedster.

Deixe um comentário

Please Login to comment