Novo Porsche Cayenne GTS: Performance aliada ao sentido prático
Porsche quer manter V8 até depois de 2023

Porsche confirma: acabaram-se os motores diesel

By on 24 Setembro, 2018

A casa de Weissach confirmou que não vai oferecer versões diesel dos seus modelos, optando a Porsche por intensificar o desenvolvimento de versões híbridas e elétricas.

Já se sabia há vários meses que o Macan S e o Panamera 4S tinham deixado de ter motores diesel devido à quebra de vendas e, também, devido ás normas WLTP, desfavoráveis para os blocos usados pela Porsche. Nessa altura, ficou no ar a ideia que a Porsche iria acabar com os motores diesel, mas a casa alemã recusou-se a assumir essa ideia.

Passados meia dúzia de meses e Oliver Blume, patrão da Porsche, confirma que a casa alemã não vai voltar a oferecer motores diesel, esgrimindo como razão para isso o facto do gasóleo representar, neste momento, somente 12% das vendas Porsche em todo o mundo.

Para substituir os motores a gasóleo, a Porsche vai investir nos modelos híbridos e elétricos, como o Taycan que vai ser lançado já em 2019. Mas Blume acredita que em 2025, a Porsche já terá versões híbridas e elétricas de toda a gama, acreditando que um em cada dois Porsche vendidos, será elétrico.

“Não estamos a demonizar o diesel porque acreditamos que é e permanecerá uma das mais importantes tecnologias de mobilidade. Porém, a Porsche, como construtor de carros desportivos, onde o diesel sempre desempenhou um papel secundário, chegámos à conclusão que desejávamos o nosso futuro livre do diesel. Naturalmente que continuaremos a cuidar dos nossos clientes diesel com o mesmo profissionalismo de sempre” referiu Oliver Blume na hora de anunciar o fim dos diesel na Porsche.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)