Porsche cria 911 GT3 com personalização exclusiva inspirada no 956 que venceu Le Mans em 1985
Todos os documentos que deve ter no veículo

Porsche criou um 935 Moby Dick do século XXI

By on 28 Setembro, 2018

Incluído nas festas do seu 70º aniversário, a Porsche decidiu ir ao passado e trazer dos anos 70 um dos carros mais gloriosos da casa de Weissach: o 935 Moby Dick.

“Este é um presente de aniversário da Porsche Motorsport para os adeptos da marca de todo o mundo!” É assim que a casa alemã deu a conhecer este Porsche 935 moderno feito com base no Porsche 911 GT2 RS que, tal como o modelo original, teve de receber muitas alterações para ficar com este belo aspeto.

Feito numa série muito restrita – apenas 77 unidades –  não terá homologação para competir em qualquer campeonato mundial, sendo apenas um carro para “track Day”. E para proprietários endinheirados, claro, pois cada uma das 77 unidades custa 701.948 euros, mais impostos. Se tiver esse dinheiro a fazer comichão no bolso, telefone para a Porsche Motorsport e receberá o carro entre junho e setembro de 2019.

“Como o carro não foi homologado para a competição, os engenheiros puderam ir mais longe e receberam uma liberdade criativa que não seria possível se o carro fosse competir e ser feito de acordo com os regulamentos” explicou Frank-Steffen Walliser, o vice-presidente da Porsche para a competição aquando do lançamento do carro na “Rennsport Reunion”, um evento que decorreu nos EUA, na pista de Laguna Seca, na Califórnia.

A traseira foi esticada e o carro passou a ter 4,87 metros de comprimento e 2,03 metros de largura, graças aos alargamentos das cavas das rodas. As jantes são inspiradas no 935/78. Depois, o carro regressa ao presente e lembra carros como o 919 Hybrid em algumas zonas. Os espelhos vêm diretamente do 911 RSR de competição e os escapes em titânio lembram o Porsche 908. O motor deste moderno 935 é o mesmo do 911 GT2 RS, ou seja, o boxer de 6 cilindros duplo turbo com 3.8 litros com 700 CV que chegam ás rodas traseiras através de uma caixa manual de sete velocidades. Tem diferencial autoblocante e tem todas as ajudas á condução do GT2 RS, incluindo ESP e controlo de tração. Todos podem ser totalmente desligados.

 

Recordar que o 935/78 ficou conhecido como Moby Dick devido às sua dimensões e definição aerodinâmica, mas a sua fama é bem maior que o palmarés, pois só venceu uma corrida, as 6 Horas de Silverstone, tendo feito má figura em Le Mans devido a problemas com o consumo e fiabilidade.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)