Porsche quer manter V8 até depois de 2023
Porsche termina produção do Boxster e Cayman

Porsche está a comemorar os 20 anos de história da fábrica de Leipzig

By on 26 Agosto, 2022

O dia 20 de agosto de 2002 ficou marcado na história da Porsche por diversos motivos. Primeiro porque foi neste dia que saiu o primeiro modelo da linha de montagem de Leipzig e depois porque… era um Cayenne.

As últimas duas décadas foram bastante marcantes para a Porsche, uma vez que a sua evolução superou todas as expetativas. O alargar da gama a modelos como o Cayenne e o Macan, mas também a expansão da fábrica de Leipzig, são marcos históricos que a marca se encontra a comemorar e com diversas boas razões para o fazer.

A decisão de criar uma fábrica da marca em Leipzig, além da já existente em Stuttgart-Zuffenhausen, foi tomada em 1999, tendo esta unidade de produção ficado pronta a 20 de agosto de 2022, o dia em que também se iniciou a atividade da linha de produção do Cayenne e conhecemos a sua primeira unidade.

Pouco depois deste momento, foi também construída uma nova área, dedicada à montagem do mítico Carrera GT, do qual foram produzidas 1.270 unidades entre 2003 e 2006 e em 2009 a fábrica voltou a crescer para receber a produção no novo Panamera.

Entre 2011 e 2013, a fábrica de Leipzig voltou a ter novas obras de expansão, desta vez, para se preparar para receber o novo modelo da Porsche, o SUV mais compacto Macan. Para isso, foram construídas uma unidade de prensagem de peças de carroçaria e uma zona de pintura, fazendo com que Leipzig passasse a ser uma fábrica independente, com todas as fases de produção de um automóvel disponíveis no local.

A quinta expansão da fábrica de Leipzig aconteceu em 2019, com um centro dedicado à eletromobilidade, que estará focado no desenvolvimento de novos modelos totalmente elétricos, como a nova geração do Porsche Macan. Ainda assim, a linha de produção continua a ser apenas uma, passando pela mesma, modelos com três tipos diferentes de motorização: combustão interna, híbridos e totalmente elétricos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)