Porsche produz ‘one-off’ para celebrar o primeiro Porsche 911 Turbo

By on 2 Dezembro, 2023

A Porsche revelou um ‘one-off’ do Porsche 911 Turbo muito especial, inspirado no ‘911 Turbo Nr. 1′ que foi oferecido a Louise Piëch, filha de Ferdinand Porsche, por altura do seu 70º aniversário. 

Este 911 Turbo produzido por encomenda foi apresentado num evento no Dubai para celebrar os 75 anos da Porsche e os 60 anos do 911. É uma interpretação moderna do primeiro 911 Turbo, que além de mostrar as capacidades do programa de personalização Porsche Sonderwunsch, “realça o espírito corajoso e pioneiro da Porsche”. 

O projeto surge da colaboração entre a Style Porsche, a Porsche Exclusive Manufaktur e o escritório regional da Porsche para o Médio Oriente e África, com o apoio do Heritage & Museum. Inspirou-se no “911 Turbo Nr. 1” encomendado para Louise Piëch, filha de Ferdinand Porsche e oferecido no seu 70º aniversário.

Ao contrário dos exemplares de produção do 911 Turbo, este carro apresentava uma carroçaria 911 Carrera de chassis estreito, mas estreou a grande asa traseira do Turbo. Distingue-se pela utilização de tecido Tartan no interior vermelho, escolhido à mão por Piëch para combinar com a pintura prateada. 

“Este automóvel muito especial não é apenas uma montra do que é possível com os nossos programas de personalização Porsche”, explica Manfred Bräunl, diretor executivo da Porsche Médio Oriente e África. “Também realça o espírito corajoso e pioneiro da Porsche quando olhamos para trás, para a inspiração deste projeto – o ‘911 Turbo Nr. 1’.” 

“A ideia inicial para este projeto começou há um ano”, salientou Patrick Gallas, diretor da Porsche Exclusive Manufaktur, Porsche Médio Oriente e África. “Queríamos criar uma iteração moderna de um automóvel que fosse verdadeiramente único. Felizmente para nós, não há falta de automóveis Porsche que as pessoas rotulam como ícones. Optámos por ‘remasterizar’ um dos maiores ícones de todos eles – o 911 Turbo original que pertenceu a Louise Piëch”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)