Multas de Portagens: limite máximo cinco vezes valor da tarifa
Ministra da Coesão apresenta plano de redução de portagens “até ao verão”

Portagens já estão 4,9 por cento mais caras desde o início do ano

By on 3 Janeiro, 2023

Quem é utilizador frequente de portagens certamente já se apercebeu de que os valores estão diferentes desde o início deste ano. No caso da Ponte 25 de Abril, por exemplo, o preço é agora de dois euros para Classe 1.

O aumento das portagens está já alterado, com novos autocolantes sobrepostos a tantos outros, no caso das portagens que ainda não contam com uma informação digital. O aumento de 4,9% foi revelado no passado dia 22 de dezembro, durante uma conferência de imprensa, em que Pedro Nuno Santos, então Ministro das Infraestruturas e da Habitação, comunicou que “Era para nós claro que um aumento de 9,5% e 10,5% era insuportável e tentámos encontrar uma solução equilibrada que permitisse um aumento menor“, referiu.

No passado dia 1 de janeiro, as taxas de portagens tiveram um aumento de 4,9%, totalmente suportado pelos utilizadores. Acima deste valor, “2,8% serão responsabilidade do Estado e o remanescente, até 9,5% ou 10,5% consoante as concessões, será suportado pelas concessionárias“, acrescentou Pedro Nuno Santos, referindo ainda que, desta forma, “encontrámos uma solução que partilha responsabilidades entre utilizadores, Estado e concessionárias e que permite um aumento das portagens inferior a metade daquilo que as concessionárias tinham solicitado aumentar“.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)