40% dos jovens considera um futuro sem automóveis
Tendências do Mercado de usados: Procura em queda, oferta em alta, em janeiro

Portugueses cortam na despesa com o carro: mais de 40% reduziram a utilização

By on 6 Junho, 2023

Em tempos de crise económica, tentamos todos cortar nas despesas e o automóvel, normalmente, é uma das primeiras coisas em que tentamos reduzir os gastos. Uma menor utilização resulta em menos gastos com combustíveis, que como se sabe estão caros, pneus, travões, óleo, etc. Por isso, não espanta os resultados obtidos pelo estudo “Poupança Automóvel e Férias de Verão” realizado pela Liberty Mutual, em parceria com a Kantar e a Red C e divulgado agora, mas o que pode levantar algumas questões, principalmente de segurança, é o facto de 10% dos inquiridos assumir que tiveram, pelo mesmo motivo, adiar a manutenção do veículo.

Quando questionados sobre que opções fizeram nos últimos seis meses para reduzir as despesas relacionadas com o carro em resposta ao aumento do custo de vida, 43% dos portugueses indicaram que reduziram a frequência com que usam o seu carro. No âmbito da mesma questão, 27% responderam que passaram a utilizar os transportes públicos com mais frequência e 10% assumiram que adiaram a manutenção do seu carro, mesmo quando é necessária.

José Luis García Camiñas, Diretor Executivo de Produto da Liberty Seguros na Europa, destaca: “Os resultados do inquérito mostram o papel preponderante que o automóvel tem e continuará a ter na vida das famílias portuguesas como meio de transporte preferido. Nesse sentido, a boa manutenção dos veículos em circulação é uma condição imprescindível para garantir a segurança rodoviária, tanto em ocasiões especiais, como as viagens, como no dia-a-dia”.

No mesmo inquérito foram analisadas as escolhas dos portugueses para viajar este ano nas férias de verão e 36% dos portugueses indicaram que vão usar o carro para o destino de férias, que fica a duas horas ou mais de distância – 17% disseram que não vão viajar durante este verão – e dois terços (67%) dos portugueses que vão fazer uma distância média a longa de carro nestas férias, tomam esta opção pela liberdade e flexibilidade que proporciona, enquanto 39% dos respondentes explicam que a opção do automóvel se deve ao facto de este permitir tomar decisões de última hora.

A análise, que decorreu em março e abril de 2023, recolheu as respostas de 503 portugueses, 804 espanhóis e 510 irlandeses para a Liberty na Europa (Portugal, Espanha, Irlanda e Irlanda do Norte).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)