Preço dos combustíveis volta a subir e anula descida do ISP no fim de semana

By on 18 Outubro, 2021

Com o aumento de 1,5 cêntimos por litro na gasolina e gasóleo esta segunda-feira, a descida do ISP do passado sábado é praticamente anulado.

Na passada sexta-feira o Governo anunciou que realizou uma descida a título temporário do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP). Feitas as contas, no fim de semana a gasolina ficou 2 cêntimos mais barata, enquanto o gasóleo a descida foi de apenas um cêntimo. No entanto, esta segunda-feira os preços voltam a subir, nesta que é a 36ª subida desde o início do ano, registando-se um aumento de 1,5 cêntimos por litros nos dois combustíveis.

Feitas as contas, a subida dos preços anula quase na totalidade a descida do fim-de-semana, com a gasolina a ficar 0,5 cêntimos mais barata do que o valor registado na sexta-feira (antes do ajuste do ISP) e o gasóleo 0,5 cêntimos mais caro do que na sexta-feira. Por fim, os valores praticados atualmente nos postos de combustível em Portugal são os mais altos desde 2015 e já há alguns a vender gasolina mais cara a mais de 2 euros por litro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)