Novo MINI Cooper S (na versão Classic) já andou por Portugal
Vai de férias nesta Páscoa? Cuidados a ter com o seu carro e na estrada

Prestes a rumar de carro às tão desejadas férias? Aqui ficam seis dicas úteis

By on 28 Julho, 2022

Os dias de calor chegaram este ano em grande força e não há momento nenhum acima dos 40 que não nos faça imaginar a praia ou uma piscina. Mas antes disso, se for viajar, há algumas coisas que deve ter em consideração.

No desejado período de férias há diversas famílias que vão para a estrada, a caminho de um encontro com familiares ou um de uma praia há muito desejada. Ou então, numa daquelas viagens que nem sequer tem destino.

A vontade de atirar tudo para dentro do carro e arrancar é enorme, mas se seguir estas seis dicas simples, podemos garantir que tudo se poderá passar de uma forma mais tranquila. Por vezes, até podem parecer conselhos demasiado óbvios, mas também sabemos que muitas vezes, são precisamente destes de que nos vamos esquecer.

  1. Arrumar as bagagens. Ao arrumar todas as malas dentro do carro, devemos certificarmo-nos de que todo o seu não será excessivo. Caso contrário, o comportamento dinâmico do carro poderá ser afetado. Além disso, também devemos fazer o possível para que todos os objetivos fiquem, no máximo, ao nível da chapeleira, para que estes não vão parar lá à frente no caso de uma travagem brusca, por exemplo.
  2. Excesso de carga. Em muitas vezes, o que temos de levar supera mesmo a capacidade do porta-bagagens. E por muitas horas que passemos a jogar Tetris, continua a ser complicado arrumar tudo. Neste caso, o ideal será optar por um porta-bagagens extra para o tejadilho do carro, ou mesmo num atrelado para conseguir levar tudo consigo. Se o veículo que vai conduzir for uma carrinha, há diversos modelos que incluem uma divisória em rede, que separa o porta-bagagens do habitáculo e assim já pode abusar um pouco mais da altura, tendo sempre em atenção a visibilidade traseira.
  3. Reboque em condições. No caso de estar a rebocar um atrelado ou mesmo uma caravana, é necessário garantir que este está em perfeito estado de conservação, seja o sistema de iluminação ou o de travagem, mas também os pneus e tudo o que puder confirmar para uma viagem mais segura.
  4. Arrumação ponderada. Por norma, os últimos objetos a entrar na bagageira, serão os primeiros a sair, pelo que deve deixar para último tudo aquilo que poderá precisar durante a viagem, para que não tenha de esvaziar tudo em busca de um carregador que está no fundo de uma mala, por exemplo. Além disso, deverá levar consigo comida suficiente, água, medicamentos e formas de entretenimento para os mais novos, além de tudo o que possa vir a precisar durante a viagem.
  5. Um furo. Se há coisa que não queremos durante uma viagem é ter um furo. Não é só é uma situação perigosa, como poderá transformar uma viagem num pesadelo. Com pneus Run Flat ainda poderá conduzir até uma oficina com reparação de pneus, caso contrário, uma das coisas que não ocupa muito espaço é um kit de pneus. Com uma roda sobresselente, o problema poderá ser resolvido em alguns minutos, mas uma grande maioria de automóveis já não inclui este componente. E claro, ter sempre por perto o número da assistência em viagem.
  6. Descansar um pouco sempre que possível. Durante uma viagem mais longa, são aconselhadas pausas a cada duas horas para nos hidratarmos e descansar um pouco. Mas o ideal é mesmo ter descansado antes com uma boa noite de sono. E depois, é optar por um momento afastado das horas com mais trânsito e sair bem cedo para evitar as temperaturas mais elevadas.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)