Pretende comprar um carro usado? Evite os 5 erros mais comuns

By on 30 Setembro, 2019

A compra de um automóvel em segunda mão exige tempo e análise crítica, no momento da decisão. Saiba mais sobre os 5 erros mais comuns que deve evitar no momento de compra de uma nova viatura.

Existe cada vez mais uma maior oferta de carros usados. Por ser um negócio realizado cada vez mais online, a maioria dos compradores acaba por se precipitar. Ainda que não lhe seja possível experimentar o carro, existem algumas formas de evitar os erros mais comuns.
Conheça quais são os 5 erros mais comuns ao comprar um carro usado:

Erro #1 – Não comparar preços

Este é um dos principais erros a ter em conta. Não acha estranho quando o preço da viatura é bastante inferior aos valores de mercado? Informe-se, peça opiniões e compare preços. Se o preço for demasiado baixo, tenha cuidado. Websites como a Adesa permitem-lhe comparar várias viaturas em tempo real, e em poucos minutos. Pode inclusivamente filtrar a pesquisa por ano, cor e tipo de combustível.

Erro #2 – Comprar por impulso

Apesar do veículo ser comprado com o objetivo de ser vendido, a sua compra necessita, ainda assim, de ser ponderada. Com tantos veículos disponíveis no mercado, leve o seu tempo a tomar uma decisão. Se o vendedor tentar apressar a sua compra, tenha cuidado! O mais provável é ele querer livrar-se de uma despesa, e no fim quem fica a perder é você.

Erro #3 – Não avaliar o negócio

Prever o mercado automóvel não é tarefa fácil. Ainda assim, é necessário ter uma ideia de quanto irá valer a viatura numa futura venda.
A compra e venda de carros usados é um mercado complexo. Estude o mercado e as especificidades do mesmo. Por muito boa que seja a viatura, será que tem potencial para ser vendida novamente? Qual será a sua margem? Quanto irá gastar na sua manutenção?

Erro #4 – Não ter em atenção a descrição do anunciante

Em alguns casos, a descrição do automóvel não corresponde ao anúncio. Ainda que tal não seja muito frequente, por vezes acontece. No entanto, este é um risco que pode ser atenuado caso adquira um veículo a um particular.
A nossa sugestão é que realize a compra num site de confiança. A Adesa por exemplo, exige a todos os vendedores na sua plataforma uma descrição detalhada das viaturas.

Erro #5 – Importar viaturas

Muitas vezes, esta opção pode ser bastante vantajosa. Ainda assim, alguns compradores acabam por se esquecer dos valores adicionais que um veículo importado implica. Além de algumas taxas, também é necessária alguma documentação.
Nestas situações recomendamos que faça o trabalho de casa antes de proceder à compra do carro usado. Caso contrário, irá ser apanhado de surpresa com os valores adicionais.

Se pretende comprar um carro usado, visite o Website da Adesa e conheça a forma transparente como trabalhamos de forma a proteger compradores e vendedores.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)