Mercedes-Benz 300 SL de 1955 do Museu do Caramulo apadrinhado pela MCoutinho
Clássicos: Rocket, by Gordon Murray

Primeira edição da Corrida dos Fundadores estará na estrada em outubro

By on 19 Julho, 2022

A primeira prova de automóveis realizada em Portugal já data de 1902. E com o objetivo de comemorar o seu 120º aniversário, o Museu do Caramulo organizou um passeio muito especial que irá decorrer entre os dias 14 e 16 de outubro.

Já passaram 120 anos desde que foi realizada a primeira prova automobilística da Península Ibérica, entre a Figueira da Foz e Lisboa, com o objetivo de despertar mais curiosidade para este novo mundo do automóvel e dos eventos que poderiam ser criados em torno deste.

E agora, em 2022, com o objetivo de comemorar o 120º aniversário desta prova, o Museu do Caramulo com o apoio da Cartrack, está a organizar a primeira edição da Corrida dos Fundadores, um passeio que relembra a mítica prova, mas também a era dourada do automobilismo, uma vez que está destinado a automóveis e motos pré-guerra produzidos até 1939.

O passeio vai para a estrada de 14 a 16 de Outubro e o seu percurso inicia-se no sábado, na Figueira da Foz, com uma chicane e imediata partida em direcção ao evento Leiria Sobre Rodas, seguido de uma passagem por Alcobaça e terminando em Torres Vedras. No domingo, os automóveis rumam ao sul, com destino aos jardins do Casino Estoril, onde os mesmos ficarão em exposição para deleite do público.

De acordo com a organização “Os modelos pré-guerra retratam uma época em que os automóveis e motos eram produzidos sem limitações, com elevada elegância e exuberância, e grande atenção aos detalhes e materiais, o que lhes conferia uma presença por onde quer que passassem. É uma era especial que merece ser vista e celebrada. Apesar da sua beleza e interesse histórico, já não se vêm automóveis destes nas estradas atualmente, nem mesmo em eventos motorizados, pelo que este passeio é hoje mais importante do que nunca pois confere uma rara oportunidade tanto aos proprietários para os rodar como ao público para os apreciar”.

Esta autêntica viagem no tempo é organizada pelo Museu do Caramulo, em parceria com o Pre-War Racers Portugal, Clube Português de Automóveis Antigos, Associação dos Clubes de Automóveis Antigos do Norte, Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco, Clube de Automóveis Antigos da Costa Azul e Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz e com o apoio da Cartrack, Cauny, Turismo do Centro, BPI – Fundação la Caixa e dos municípios da Figueira da Foz, Leiria, Alcobaça, Torres Vedras e Cascais.

A imagem do cartaz da Corrida dos Fundadores by Cartrack tem por base um desenho do designer gráfico Ruben Marques Pedro, no qual figura um raro Vauxhall Prince Henry. A inscrição na Corrida dos Fundadores by Cartrack é gratuita e pode ser realizada em www.fundadores.pt. As imagens são da autoria de Joel Araújo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)