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Primeiras impressões ao volante da nova geração do Volkswagen Multivan

By on 2 Março, 2022

A nova geração do Volkswagen Multivan já está disponível no mercado nacional, equipado com versões híbridas plug-in e um verdadeiro espaço para toda a família.

Hoje foi dia de conhecermos a nova geração do Volkswagen Multivan, num curto percurso pela zona do Guincho. O novo modelo da marca conta agora com um visual renovado e com os traços mais recentes de outras propostas da marca, tanto no exterior como no habitáculo. E no caso de andar a pensar qual será a melhor aposta para transportar a família da melhor forma, o melhor conselho que podemos dar é mesmo o de dar uma vista de olhos no novo Multivan.

Ao contrário do que possa pensar, o tamanho não é gigante ao ponto de não caber na garagem e não, o patamar de conforto também não está no mesmo nível de um furgão de trabalho. E se já está a tirar a carta das portagens para colocar na mesa, adiantamos já que, com Via Verde, este modelo paga apenas Classe 1.

O novo Multivan conta com a plataforma MQB do Grupo VW, mas adaptada a um formato de monovolume com espaço para tudo. Com menos de cinco metros de comprimento e dois de largura, mas também com 1,90 metros de altura, o novo Multivan oferece um habitáculo tipo assoalhada, com sete lugares a sério e muito, mas mesmo muito espaço a bordo. Os cinco assentos traseiros são confortáveis e completamente amovíveis em poucos segundos, o que permite diversas hipóteses de configuração a bordo.

Pode colocar três assentos na segunda fila e dois lá atrás, ou três atrás e dois a meio. Ou então, pode deixar apenas dois a meio e deixar livre uma pequena arrecadação atrás disso tudo, ou retirar os dois assentos de um dos lados e transportar uma bicicleta. As possibilidades são imensas. Além disso, pelo habitáculo, graças às calhas existentes no piso, também pode andar uma mesa de apoio, com diversos espaços de arrumação e da qual podem sair dois tabuleiros, formando uma mesa de trabalho ou mesmo de refeição.

A motorização de maior destaque e aquela que tivemos oportunidade de conduzir durante uns minutos é a nova opção eHybrid que combina um motor de 1,4 litros a gasolina e um elétrico de 85kW. Em conjunto, fornecem 218 cavalos ao novo Multivan e a possibilidade de circular em modo puramente elétrico durante cerca de 50 quilómetros. E no caso de ter um carregador em casa, isso pode fazer com que a semana toda possa ser passada sem gastar gasolina, deixando isso para as viagens de fim-de-semana. No trajeto efetuado pela estrada do Guincho e com passagem pela Malveira da Serra a caminho do Cabo da Roca, conduzimos o Multivan ao longo de 28 quilómetros e registámos uma média de 4,4 litros, o que não é nada de especial para uma estrada de serra e um modelo com 2.120 quilos.

A versão base do novo Multivan tem um preço ligeiramente acima dos 56 mil euros e já inclui uma longa lista no seu equipamento de série. Nem sequer faltam as portas laterais elétricas ou o teto panorâmico em vidro. Mas para o lançamento deste modelo, a Volkswagen propõe o nível de equipamento Energetic, que ainda acrescenta muito mais elementos à já longa lista de equipamento, com um acrescimento de preço em torno dos 3.700 euros. E neste caso, passam a estar presentes os faróis dianteiros IQ Light LED Matrix com uma assinatura visual específica e o sistema keyless mais avançado com abertura automática das portas traseiras.

Para já, este sistema híbrido plug-in de 218 cavalos é mesmo o mais destaque para esta gama, mas mais para o meio deste ano, a gama Multivan também será enriquecida com uma versão diesel equipada com o motor 2.0 TDI de 150 cavalos.

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