O novo capítulo da história da Bizzarrini já tem nome definido: Giotto

Primeiro Bizzarrini 5300 GT Corsa Revival está a caminho de casa

By on 10 Agosto, 2022

Dando um pouco de continuidade à história de Giotto Bizzarrini, e em jeito de homenagem ao 5300 GT Corsa, a “nova” Bizzarrini vai voltar a produzir este modelo numa edição muito especial e limitada.

Fundada em 1964 por Giotto Bizzarrini, a marca italiana foi uma das que nasceu naquela época para fazer frente aos “grandes” nomes da altura. O seu 5300 GT Corsa foi um dos seus modelos mais conhecidos, tendo conquistado o primeiro lugar da sua categoria nas 24 horas de LeMans de 1965, antes de regressar a casa no norte de Itália, por estrada, conduzido pelo próprio Bizzarrini.

Mais de meio século depois, a marca Bizzarrini volta ao ativo, com os planos originais dos seus modelos e com vontade de os voltar a construir, com algumas tecnologias e soluções atuais, mas o mais aproximados possível do modelo original, em jeito de homenagem.

Desta forma, o Bizzarrini 5300 GT Corsa Revival tem um visual praticamente idêntico ao original, não faltando o tom vermelho da carroçaria ‘Rosso Corsa Bizzarrini 222’ retirado do modelo original na altura do seu restauro. O motor é um V8 de 5,3 litros, com carburadores Weber 45 DCOE (Doppio Corpo Orizzontale E), que ajudam a conseguir uma potência máxima em torno dos 400 cavalos.

Depois da revelação oficial deste modelo em modo Revival no início deste ano, chega agora o momento da primeira unidade ficar concluída e iniciar a viagem para a sua nova casa, mas não por estrada. Afinal, nestas últimas décadas o mundo mudou muito e o 5300 GT Corsa é agora um automóvel bem mais valioso. Esta é apenas a primeira de 24 unidades previstas, sendo que todas deverão estar nas suas respetivas coleções até ao final do próximo ano.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)