Skoda Epic: O SUV compacto de 25 mil euros, esperado em 2025
Novo Škoda Octavia: O ícone foi renovado

Primeiro esboço da Škoda Octavia Combi foi mostrado há um quarto de século

By on 18 Setembro, 2022

Já passaram 25 anos desde que a Škoda nos mostrou os primeiros esboços de um concept que estava a desenvolver, com espaço para a família e com uma bagageira enorme.

Apenas um ano depois da inauguração da fábrica de Mladá Boleslav e do início da produção do Škoda Octavia Liftback, a marca apresentou e um esboço de uma versão carrinha, ou Combi, deste mesmo Octavia e que foi mesmo apresentado no Salão de Frankfurt de 1997, com um visual muito aproximado de um modelo de produção e com a carroçaria num tom púrpura que dificilmente passada despercebida no salão.

Por essa razão ou pela relacionada com o formato, a reação dos consumidores foi muito positiva a apenas seis meses depois, a carrinha, ou Combi, ou Break, como era conhecida por cá, entrou em produção com valores em termos de espaço que eram pouco habituais neste segmento.

A distância entre eixos da Škoda Octavia Combi tinha os mesmos 2,512 metros que a versão Liftback, mas o comprimento tinha aumentado em seis milímetros e a altura em 2,6 centímetros. Face ao formato normal do Octavia, a carrinha apresentava um ganho de peso entre os 15 e os 30 quilos, mas a bagageira tinha agora uma volumetria mínima de 548 litros, algo incrível em 1998.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)