Polestar: Redução nas emissões em 2023
Clientes Polestar com acesso a 650.000 pontos de carregamento na Europa

O Primeiro modelo da Polestar é um coupé híbrido

By on 17 Outubro, 2017

A Polestar, agora uma marca própria, apresentou o seu primeiro modelo, o Polestar 1.

O Polestar 1 é um coupé plug-in híbrido capaz de debitar 600 cv de potência e produzir 1000 Nm de binário. Apresenta uma autonomia baseada exclusivamente no motor eléctrico de 150 km, nenhum híbrido no mercado consegue percorrer tantos quilómetros apenas com energia eléctrica. Em termos de tamanho e estética é similar ao BMW série 6 coupé.

Não foram reveladas especificações técnicas relacionadas com com a bateria e motor a gasolina, no entanto, publicações especializadas sugerem que o Polestar 1 será equipado com um motor biturbo 2,0 litros de 4 cilindros já utilizado na versão plug-in híbrida do Volvo XC90. O motor a combustão do XC90 híbrido produz 320 cv.

Cerca de metade da tecnologia incorporada no Polestar 1 é baseada na plataforma SPA da Volvo, já utilizada em alguns modelos como o XC90 e o S90. A outra metade é composta por tecnologia desenvolvida pelos engenheiros da Polestar incluídos no departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo. A maior parte dos elementos da carroçaria são compostos por fibra de carbono, o que torna o modelo 203 kg mais leve que o S90. Estará equipado com uma nova suspensão Ohlins controlada electronicamente e um eixo traseiro eléctrico duplo que permite vectorização de binário. A Polestar afirmou que beneficiará de acesso privilegiado aos standards de produção global da Volvo.

Produção de veículos eléctricos

A Polestar irá produzir veículos eléctricos na China. O Polestar 1 deverá passar à fase de produção em 2019, vai ser fabricado em Chengdu. No final de 2019 prevê-se o lançamento do Polestar 2, uma berlina totalmente eléctrica. O Polestar 3 será um SUV.

O Polestar 2 será o primeiro veículo totalmente eléctrico lançado pela Volvo e o primeiro de 5 veículos 100% eléctricos quer serão lançados entre 2019 e 2021. Em Julho, a Volvo afirmou que todos os seus modelos comercializados a partir de 2019 serão electrificados de alguma forma (híbridos ou VE).

A Volvo comprou a  Polestar em 2015 e quer transformá-la numa marca global, fabricante veículos eléctricos de elevada performance para rivalizar com outros construtores como a Tesla ou a BMW. O principal rival do Polestar 1 será o coupé BMW i8 plug-in híbrido, capaz de debitar 363 cv de potência e com uma autonomia eléctrica de 37 km.

A Volvo e a Geely Holding (proprietária da Volvo) investirão 640 milhões de euros na fase inicial do desenvolvimento da Polestar.

Modelo de propriedade

A Polestar quer afastar-se do modelo tradicional de propriedade. Os seus veículos serão encomendados exclusivamente online e disponibilizados por um período de 2 ou 3 anos em função de um plano de subscrição. Este modelo comercial é inspirado no serviço de subscrição “Care by Volvo” anunciado em Setembro com o lançamento do novo crossover compacto XC40.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)