Novo Porsche Cayenne GTS: Performance aliada ao sentido prático
Porsche quer manter V8 até depois de 2023

Primeiro Porsche foi entregue em Zuffenhausen há 70 anos!

By on 13 Maio, 2020

No próximo dia 26 de maio, a Porsche assinala os 70

anos da entrega do primeiro 356 a um cliente.

Aconteceu em Zuffenhausen há 70 anos, aconteceu

recentemente quando o primeiro ciente do Taycan recebeu o seu carro nas

instalações da Porsche.

Tudo começou

no exterior, no campo de visão da Fábrica 1. Foi aí que Ottomar Domnick criou a

tradição quando recolheu o seu automóvel no dia 26 de maio de 1950: um Porsche

356 cor “Fish Silver” com o número 5001. Ser o primeiro cliente na Alemanha foi

um sonho tornado realidade para este especialista em neurologia e psiquiatria.

Ottomar

Domnick tinha 43 anos quando levantou o seu Porsche exatamente a mesma idade de

Florian Böhme, o primeiro cliente a recolher em Zuffenhausen o primeiro Taycan

no dia 21 de fevereiro, no dia do seu aniversário.

Ottomar

Domnick ocupou o lugar do passageiro no seu Porsche 356, ao lado de Herbert

Linge, que o convidou para a última volta de teste. Herbert Linge foi um dos

primeiros mecânicos a ser contratado depois da Porsche regressar de Gmünd, na Áustria,

no final de 1949.

“Eu tinha

14 anos quando comecei a trabalhar na primeira oficina da Porsche. Naquele

tempo, eramos seis mecânicos e dois técnicos. Ferdinand Porsche, por vezes,

passava na nossa oficina com convidados importantes. Parava sempre para dizer

olá enquanto deixava os seus convidados à espera por breves momentos. Isso é

algo que nunca irei esquecer,” afirma Herbert Linge, que se recorda claramente

de cada recolha na fábrica. “Quando Ottomar Domnick levantou o seu Porsche 356,

ele celebrou mesmo a ocasião. Mas ele ia à fábrica todos os dias para ver como

estávamos com a produção. Mesmo Ferry Porsche apareceu brevemente quando o

doutor foi apresentado ao seu automóvel desportivo.”

Ainda hoje

a recolha na fábrica da Porsche de um carro é uma experiência especial para os

clientes. Na fábrica, em Zuffenhausen, Tobias Donnevert, responsável pela personalização

da Porsche, e a sua equipa recebem cerca de 20 clientes por dia que chegam para

recolher o seu automóvel. Em 2019, passaram por ali 2.500 clientes e quase 3

mil em Leipzig.

Antes de levantarem o seu automóvel, os clientes são também convidados a dar uma volta pela fábrica e a ver, entre outras coisas, como o Porsche 911 é produzido em Zuffenhausen. Na agenda está também uma visita ao Museu Porsche. Na Porsche em Leipzig, os clientes recebem informações sobre a produção dos modelos Macan e Panamera. Os clientes podem também fazer um teste num Porsche similar na própria pista FIA da fábrica.

A Domnick

Foundation ainda tem a nota de encomenda original de Ottomar Domnick com o número

de encomenda 5001. A encomenda foi processada pelo concessionário Volkswagen Hahn

porque naquela altura não havia distribuição na Alemanha. “Volkswagen” foi

riscada à mão e substituída por “Porsche-Sport” na nota de encomenda. Nos dias

de hoje, o Porsche 356 de Ottomar Domnick representa o início da Porsche na

Alemanha e significa também o início das recolhas na fábrica de Zuffenhausen.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)