Novo VW Crafter: Atualizado, agora com integração do ChatGPT
Novo VW Transporter Cargo: Mais espaço para carga

Problemas com os cintos de VW e Seat resolvidos em novembro

By on 24 Agosto, 2018

Quanto a revista finlandesa “Tekniikan Maailma” efetuou alguns testes e descobriu que o cinto do lado esquerdo do banco traseiro poderia abrir-se quando o carro está em andamento com cinco pessoas a bordo, o grupo VW recebeu essa informação com a indicação que isso sucedia nos modelos feitos com base na plataforma MQB. Isto sucedeu em maio, mas o grupo Volkswagen continua a comercializar o Seat Arona e Ibiza e o VW Polo sem que o problema tenha sido resolvido.

É verdade que assim que o problema foi detetado, o grupo Volkswagen pediu, imediatamente aos seus clientes para evitarem o uso do banco central daqueles modelos até que fosse desenhada uma solução e posteriormente aplicada nos veículos afetados. Mas de maio até novembro vão seis meses onde foram vendidos automóveis com o mesmo problema. E qual é, afinal, o problema?

Tekniikan Maailma

O problema está na localização do fecho do cinto central que está montado ligeiramente acima do fecho do cinto do lado esquerdo. O que acontece? Bom, quando há uma mudança de direção mais forte o peso do passageiro do lugar do meio do banco traseiro empurra o fecho contra o botão que abre o cinto, deixando o passageiro do lado esquerdo desprotegido (ver imagem e o vídeo abaixo).

A revista finlandesa referiu que essa situação é recorrente e não esporádica, como a VW tentou argumentar, e fez testes em vários modelos para confirmar que não se tratava de um defeito de fabrico. Assim, a conclusão foi clara “de acordo com os nossos testes, o desapertar do cinto é causado por um defeito de projeto”, acrescentando que “a forma mais fácil de resolver a situação seria encurtar ou alongar em alguns centímetros o apoio do fecho do banco central.”

Posteriormente a revista “Which?” veio dizer que o grupo VW continua a vender os carros sem solução para o problema, obrigando o grupo alemão a lançar um comunicado. Que diz “todos os nossos modelos estão legalmente homologados e são seguros de conduzir” lembrando que avisou todos os clientes sugerindo que não usem o banco do meio. O comunicado da VW refere que “os clientes já receberam uma carta informando-os da situação bem como solicitando a marcação de uma visita a uma oficina autorizada. A atual solução é uma medida temporária que se destina a minimizar aquilo que é uma situação de muito baixo risco que pode levar à abertura inadvertida do cinto de um dos passageiros durante situações muito específicas. Uma solução definitiva estará disponível em novembro.”

Fotos e vídeo da revista Tekniikan Maailma

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)