FIAT 500X poderá juntar-se ao grupo dos SUV descapotáveis
Acionistas aprovam criação do Stellantis, o quarto maior grupo automóvel do mundo

Processo de Reid Bigland contra a Fiat Chrysler Automobiles vai avançar em Detroit

By on 9 Outubro, 2019

O ex-responsável das vendas da Fiat Chrysler Automobiles, Reid Bigland, intentou um processo contra a FCA que vai avançar e em Detroit.

Como manobra dilatória, a equipa jurídica da FCA tentou mover o processo para o Delaware, retirando-o de Detroit, tentando convencer o tribunal a considerar o plano de incentivos da FCA como algo diferente, elegendo o Delaware como jurisdição exclusiva para dirimir questões sobre o referido plano de incentivos.

Recordamos que este processo começou com Reid Bigland a ser acusado pela FCA de ter colaborado com as autoridades no processo que levou à descoberta de relatórios de vendas adulterados durante anos, que indicavam uma série de 75 meses de ganhos consecutivos que, afinal, tinham terminado 36 meses antes.

Alegadamente, como retaliação por isso e por ter vendido as suas ações na empresa, a FCA reteve 90% do seu salário. Por isso, Bigland entrou com o processo no Michigan e que agora a FCA quis mover para o Delaware. Pode parecer algo despiciendo, mas sendo Bigland um habitante no Michigan, estando o coração da industria automóvel americana no Michigan, em Detroit, as probabilidades são melhores para Bigland.

Um juiz do tribunal de Detroit lembrou que Bigland vive no Michigan e que o lugar onde foram praticadas todas as acusações e a suposta conduta de retaliação, foi Detroit, pelo que será em Detroit que a FCA vai saber se terá de fazer Reid Bigland um multimilionário, ou se será o ex-executivo da FCA a pagar à empresa italo-americana.

Recordamos que a FCA já aceitou um acordo com a SEC (CMVM dos EUA) sobre o adulterar dos relatórios de vendas e da forma como os investidores foram enganados, pagando 40 milhões de dólares. Mas fê-lo sem admitir ou negar nenhuma das acusações. Mas esta situação não deixará de ser explorada pela defesa de Reid Bigland.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)