Quais as marcas mais fiáveis em 2023? Lexus, Suzuki e Subaru no top 3
Lexus, Subaru e Mazda apostam no desportivismo no Salão da Mobilidade do Japão

Prodrive vai criar uma versão moderna do histórico Subaru Impreza 22B

By on 25 Maio, 2022

Um quarto de século depois do primeiro Subaru Impreza WRC, a Prodrive vai criar um novo modelo, em jeito de comemoração, inspirado no original Impreza 22B.

Todos os fãs de rali sabem o que é o Subaru Impreza 22B e o que representa. Chegou ao mercado há 25 anos, destinado a ajudar a homologar a versão usada no campeonato do mundo de ralis e destacava-se pela carroçaria de apenas duas portas e pelo visual mais encorpado.

Agora, 25 anos depois, a Prodrive vai voltar a produzi-lo, numa versão mais eficiente e moderna, graças às tecnologias que foram chegando ao mercado ao longo destes últimos 25 anos. Segundo David Richards, o carismático presidente da Prodrive, “O Impreza 22B original é considerado o mais emblemático da Subarus e muito procurado. Queríamos melhorar tudo o que tornou esse carro tão especial, aplicando a mais recente tecnologia para criar a nossa própria interpretação moderna de um carro que estabeleceu um lugar na história do automobilismo”.

O novo P25, como foi batizado, terá obviamente um motor boxer, de quatro cilindros opostos, mas com mais de 400 cavalos de potência. Estará associado a uma caixa de velocidades semiautomática de seis relações com comandos no volante e uma forte aposta na redução de peso, graças a um chassis mais leve e a uma utilização extensiva de fibra de carbono.

O “novo” Subaru Impreza será apresentado oficialmente no próximo Goodwood Festival of Speed, em junho e a produção das 25 unidades previstas será totalmente feita nas instalações da Prodrive, em Banbury, no Reino Unido.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)