Mercado de usados: Importação de veículos decresceu
E se o seu seguro ficar mais caro, pois o seu carro cedeu informações à seguradora?

Produção e montagem de viaturas automóveis em Portugal continua a crescer

By on 16 Abril, 2023

A produção e montagem de viaturas automóveis em Portugal teve no primeiro trimestre do ano um crescimento de 29,6 por cento. Em Março de 2023 foram produzidos em Portugal 39.747 veículos automóveis o que representou um crescimento de 39,8 por cento face ao mês homólogo de 2022. Em termos acumulados, nos três meses de 2023, saíram das fábricas instaladas em Portugal 91.262 veículos, ou seja, mais 29,6 por cento do que em igual período do ano anterior.

Tendo em conta que 97,5 por cento dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, isso contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa.

E porque isto é importante? Como se sabe a balança comercial é importante porque reflete o desempenho económico de um país no comércio internacional. Uma balança comercial positiva, ou seja, quando as exportações são maiores do que as importações, significa que o país ganha mais do que gasta, o que dá estabilidade da economia e reduz o endividamento externo. E se olhar para o gráfico, percebe que é importante fazer subir o valor, acima de zero, pelo menos…

Balança comercial de Portugal está a melhorar, mas continua muito negativa…

De resto, a Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 88,6 por cento – com a Alemanha (19,8%), França (15,3%), Itália (14,3%) e Espanha (9,3%) no topo do ranking.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)