Porsche quer manter V8 até depois de 2023
Porsche termina produção do Boxster e Cayman

Próxima geração de supercarros da Porsche poderá ser inspirada no passado

By on 2 Maio, 2019

O protótipo 917 que a Porsche revelou recentemente, com um estilo e uma decoração a lembrar o original Porsche 917, vencedor das 24 Horas de Le Mans, não é inocente nem é apenas um exercício de estilo.

O sucessor do 918 Spyder, que deverá chegar em 2025, poderá, nas palavras de Michael Maurer, o patrão do estilo da Porsche, ser inspirado no passado e ter um estilo retro. E aqui encaixa o 917 Concept, pelo que podemos estar frente ao sucessor do 918 Spyder. 

O 917 Concept foi revelado como “prenda” pelos 50 anos que passaram sobre a vitória do 917 nas 24 Horas de Le Mans de 1970, mas também como ponto de partida para uma discussão interna sobre a direção a tomar para encontrar a inspiração certa para os novos modelos.

Para Michael Maurer, “quando lançamos um novo hipercarro podemos orientar o estilo para ser ultra moderno e avançado, ou podemos recuar ao passado e à riquíssima história das nossas raízes no desporto automóvel e beber inspiração de mutos dos ícones disponíveis. Quando olho para o 917 Concept, confesso, adoro-o! Olha para ele e imediatamente faz as ligações corretas.”

E Mauer vai mais longe ao dizer que “os designers acreditam que o próximo hipercarro deve apontar só para o futuro, eu, sinceramente, não tenho a certeza. Há sempre uma opção de olhar para a história e algumas vezes temos a opção de criar a nossa própria história.”

Oliver Blume, o CEO da Porsche alinha pelo mesmo diapasão e deixa claro que a Porsche está, mesmo, a trabalhar numa próxima geração de híper carros, estando tudo “pendurado” na questão da unidade de potência. “Se quisermos que seja elétrico, termos de esperar mais um pouco, pois as performances das baterias não estão onde precisamos para conseguir alcançar os alvos de performance” disse o executivo, acrescentando que “ainda nada está decidido. Há possibilidade de ser um carro híbrido. Tomaremos essas decisões na altura certa” completou Blume.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)