Como prolongar a vida do seu carro elétrico?
KIA reforça aposta nos híbridos, ajustando a sua estratégia

Próxima geração do Kia Niro chegará ao mercado nacional durante este mês

By on 5 Julho, 2022

O novo Kia Niro deverá chegar ao mercado nacional ainda durante este mês, com uma gama bastante completa que inclui uma versão híbrida e outra totalmente elétrica.

O Kia Niro é um modelo desenvolvido de raiz, já sob os avanços mais recentes da marca, especialmente no que diz respeito às versões eletrificadas, mas um dos seus maiores destaques tem a ver com o desenho da carroçaria e a sua aerodinâmica. Esta esconde soluções como a passagem de ar pelo interior do pilar traseiro, reduzindo a turbulência, ou a abertura de ar dianteira ativa, que funciona consoante a necessidade de arrefecimento do motor. Na versão híbrida, esta solução faz parte da grelha frontal principal, enquanto na versão EV, totalmente elétrica, está apenas presente na grelha dianteira inferior, de menores dimensões.

No habitáculo do novo Kia Niro, a marca tentou otimizar o conforto de várias formas, usando assentos com um novo formato, mas também um conjunto de soluções destinadas a melhorar a qualidade percetível de tudo o que nos rodeia. E sempre que possível, foram usados materiais de origem mais sustentável, tornando o novo Niro mais amigo do ambiente.

Para otimizar a quantidade de emissões poluentes, o novo Niro HEV, a opção híbrida, está também equipado com um novo sistema “Green Zone” que, através da informação fornecida pelo GPS ou através de um comando manual, permite conduzir automaticamente em modo 100 por cento elétrico, ao passar por zonas como escolas ou hospitais, por exemplo.

Além disso, a nova caixa de velocidades desta versão é também mais compacta, uma vez que não inclui a marcha-atrás. Esta manobra, que é sempre efetuada a baixa velocidade, passa agora a ser da responsabilidade exclusiva do motor elétrico, sendo sempre efetuada em puro silêncio. Com o novo Niro está também presente a solução V2D (Vehicle to Device), ou Veículo para Dispositivo, que permite usar a bateria do carro, bidirecional, para carregar equipamentos como uma bicicleta elétrica ou mesmo alguns equipamentos de campismo numa escapadela mais aventureira.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)