Jaguar diz adeus ao XE, XF e F-Type: Apenas SUVs em 2024, com nova era a caminho
Jaguar Land Rover viram-se para os híbridos Plug In

Próximo Jaguar XJ pode ser 100% eléctrico

By on 22 Janeiro, 2018

Quando comparado com os seus rivais alemães (Classe S, Série 7 e A8), alguns podem considerar o XJ como sendo um modelo desactualizado. Consciente da situação, a Jaguar está a desenvolver uma nova geração totalmente redesenhada. Enquanto a Mercedes-Benz, BMW e Audi equipam os seus modelos estandarte com sistemas híbridos, a Jaguar vai dispensar o motor a combustão e centrar-se na mobilidade 100% eléctrica.

Rumores apontam que o próximo XJ será totalmente eléctrico e servirá de referência tecnológica para a Jaguar Land Rover. Os mesmos rumores indicam que o design já está definido e que o veículo eléctrico está a ser desenvolvido juntamente com uma versão de estrada do Range Rover denominada internamente como “Road Rover”.

Para além de adoptar um sistema motopropulsor totalmente eléctrico, o próximo XJ exibirá outras alterações, a tradicional carroçaria sedan de 4 portas será descartada para dar lugar a uma de 5 portas, o que facilitará o acesso à mala. Não existe informação detalhada, mas crê-se que a nova geração do XJ estreará uma nova abordagem de design que influenciará outros modelos da marca na próxima década. O director de design da Jaguar prometeu “algo muito especial”.

Fontes próximas do construtor britânico afirmaram ao site Autocar que a apresentação oficial está prevista para o final do ano. As vendas iniciar-se-ão durante o ano de 2019.

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)