Mobilidade Autónoma: Uma realidade cada vez mais próxima
Condução autónoma cada vez mais perto

PSA Group e Vinci Autoroutes caminham rumo à mobilidade autónoma

By on 12 Julho, 2019

Com o teste efetuado em Saint-Arnoult-em-Yvellines de um veículo autónomo, dando seguimento ao que já tinha sido feito há exatamente dois anos, capaz de passar uma barreira de autoestrada, foi dado mais um passo para a mobilidade autónoma.

O teste efetuado neste mês de julho com um veículo autónomo capaz de circular em velocidades de cruzeiro e de atravessa uma barreira de portagem, é mais um passo na caminhada conjunta dos gigantes franceses rumo à mobilidade autónoma.

Para adicionar complexidade, o veículo teve de passar, em modo autónomo, por uma via que foi alterada temporariamente devido a trabalhos, realizar um “safe stop”, ou seja, direcionar o veículo até uma zona de segurança num processo em que o condutor não assuma o controlo do veículo numa determinada situação oi caso se tenha atingido o final de uma autoestrada e, ainda, passar pela barreira da portagem.

O teste foi realizado com um Peugeot 3008 da frota de modelos do programa AVA (Autonomous Vehicle for All) e decorreu nas autoestradas francesas A10 e A11entre Dourdan e Ablis.

No final deste bem sucedido ensaio, Carla Gohin, “Chief Technology Officer” da PSA referiu: “Esta experiência marca mais um passo suplementar na implementação do veículo autónomo. Traduz-se, dois anos após a primeira experiência, numa crescente integração de constrangimentos em situações de utilização, assistindo-se a um reforço da comunicação entre o veículo autónomo e a infra-estrutura, de modo a expandir o campo de ação do sistema, garantindo a sua segurança. Estes testes demonstram o caráter inovador e a natureza concreta da colaboração entre o Groupe PSA e a VINCI Autoroutes, essenciais para o desenvolvimento dos veículos autónomos.”

Por seu turno, Pierre Coppey, Presidente da Vinci Autoroutes e Director-Adjunto da Vinci declarou que “a infra-estrutura de auto-estradas inteligentes é um recurso essencial para o desenvolvimento do veículo autónomo, permitindo enriquecer os dados contextuais transmitidos ao sistema de orientação de modo a otimizar o processo de tomada de decisão do veículo e da sua trajetória. A nossa colaboração com o Groupe PSA é, nesse sentido, muito promissora. A rede de autoestradas serve, assim, de palco de testes em grande escala das novas soluções de mobilidade que, no futuro, irão revolucionar as utilizações das estradas.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)