Opel: Frontera está de volta – veja as primeiras imagens
Opel: Gama comercial eletrificada e com opções a hidrogénio

PSA pondera produzir Peugeot 308 e Opel Astra no Reino Unido

By on 10 Maio, 2019

O PSA Group pondera juntar a produção do Peugeot 308 ao Opel Astra em Ellesmere Port, Reino Unido. Recordamos que o Astra é feito nessa unidade e na fabrica de Gliwice, na Polónia, enquanto que o 308 é feito em Sochaux, França. 

Esta solução pode parecer descabida face á incerteza lançada pelos políticos britânicos sobre o Brexit. Porém, o PSA Group está a avaliar todos os recursos de produção que tem à disposição e está em busca das melhores soluções. Não faz sentido ter enormes parques industriais como Ellesmere Port e Russelsheim e produzir apenas um ou dois modelos. Dai que a toda a produção esteja, neste momento a ser analisada.

Para já, em cima da mesa, está a fábrica britânica e a alemã como destinos para o Peugeot 308, sendo que há o plano A e o plano B. O primeiro diz que o Opel Astra e o Peugeot 308 serão produzidos no Reino Unido, desde que haja acordo para o Brexit ou não haja saída do Reino Unido da União Europeia. O segundo seria um cenário complicado para Ellesmere Port: passaria a ter uma produção apenas local com carros de volante á direita (com a necessária redução de efetivos) e a produção do 308 seria desviada para Russelsheim. E o Astra também poderia ficar na Alemanha, pois também o local de produção da próxima geração está a ser ponderada.

Certo é que já há algum tempo que a fábrica da Vauxhall tem vindo a ser ajustada em termos de produção e número de colaboradores, para obter o mesmo nível de lucro das unidades de produção francesas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)