Hyundai IONIQ 5 N: Pneus Pirelli especificamente desenvolvidos no Nürburgring
A Pirelli lançou o novo Cinturato All Season SF3

Q&F está a comemorar 30 anos de existência e vai mudar de casa em breve

By on 1 Agosto, 2022

O Grupo Q&F é composto por mais de sete empresas, todas elas relacionadas com o automóvel e a mobilidade, e está este ano a comemorar o seu 30º aniversário.

Há cerca de três décadas era quase impossível adivinhar a dimensão que a Q&F, uma empresa de Alfena dedicada aos automóveis e à competição, iria alcançar. Mas agora, 30 anos depois, a empresa é agora um grupo composto por diversas outras empresas que têm surgido ao longo deste tempo.

Tal como é referido por Mário Quintaneiro, o CEO da Q&F, “Estão sempre a surgir projetos novos e ao longo destes anos sempre abordámos os desafios que nos iam surgindo como oportunidades de negócio num mercado extremamente dinâmico, mas também muito exigente. E a equipa da Q&F teve o mérito e a capacidade de saber dar resposta em tempo oportuno a todas as circunstâncias que se lhe depararam. O nosso crescimento foi acontecendo com naturalidade, face à evolução da economia, e quando pensamos no futuro a ideia será manter a nossa velocidade de cruzeiro…”.

Entre as marcas que estão representadas pela Q&F, destaque para a Sparco, mas também para a Pirelli, sendo a Q&F o quinto melhor distribuidor da marca italiana a nível mundial. Depois, há também que referir a empresa fabricante de sistemas de escape Remus e o facto da Q&F ter sido o importador com o maior número de unidades vendidas em 1999, mas também a sua presença em diversos dos principais estádios de futebol nacional, mais visíveis através dos assentos desportivos usados nos lugares dos suplentes das equipas. Mais recentemente, a Q&F passou também a ser a representante nacional da marca NIU, uma empresa de tecnologia que conta com diversas soluções de mobilidade, tais como scooters e trotinetes elétricas.

Os maiores adeptos da competição automóvel, muito provavelmente, vão associar a Q&F a um campeonato um pouco diferente, que decorreu em 2010 e 2011. Fazia parte da categoria de velocidade, mas este troféu monomarca era constituído por Ford Transit, uma ideia diferente e divertida, desenvolvida em parceria com a Ford Lusitana e que passou pelos mais conhecidos circuitos nacionais e até por Jarama, em Espanha.

Depois de um pequeno espaço na vila de Alfena, em Valongo, a empresa passou para a zona industrial daquela área e depois para um edifício mais imponente na EN 105 (Porto-Santo Tirso), mas o próximo passo no desenvolvimento da Q&F, é a construção da sua própria zona industrial, onde vão estar presentes todas as marcas do grupo, com o objetivo de dar continuidade ao seu crescimento.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)