BYD: 1000 veículos vendidos em Portugal
Custo dos elétricos é a maior barreira à sua aquisição em Portugal

Quais as preferências automóvel em Portugal?

By on 13 Fevereiro, 2017

A resposta é-nos dada pelo mais recente estudo do Observador Cetelem*. Berlina e carrinhas estão no topo das escolhas dos automobilistas nacionais na hora da compra. O top três no capítulo de automóveis mais utilizados em Portugal é ocupado por: 1º berlina (44%); 2º carrinhas (21%); 3º monovolumes (10%). Em Portugal, e na quarta posição, surgem os SUV 4×4 (7%); seguidos dos coupés – cabriolé (6%), em quinto; sexto lugar para os combispace (6%); e todos os outros, como os utilitários, reúnem 6%.

Nos demais países em análise os modelos berlina também assumem primazia -57%. Porém, quando falamos de carrinhas os valores descem para os 11%, juntamente com os SUV 4X4, que assumem o mesmo valor.

O que se espera que os portugueses comprem nos próximos dois anos?

As intenções de compra nacionais para o próximo biénio mostram seguir a tendência que se tem vindo a evidenciar e os valores percentuais cifram-se em: berlina (19%); carrinha (15%); SUV 4×4 (9%). Os valores são, no entanto, inferiores às intenções de compra destes modelos nos quinze países analisados, excepto no caso das carrinhas: berlina (36%); 4×4 SUV (19%) e carrinha (11%).

*As análises e previsões deste estudo do Observador Cetelem foram realizadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos quantitativos aos consumidores foram conduzidos pela TNS Sofres, em junho de 2016, em quinze países – África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão, México, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos mais de 8.500 proprietários de automóveis.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)