MOBI.E e a ACAP assinam protocolo para promover a mobilidade elétrica
Pneus: A despesa extra que o seu carro elétrico lhe pode exigir

Qual é a validade dos pneus do seu carro? A ACAP explica tudo em detalhe

By on 25 Outubro, 2022

Os pneus são dos componentes de maior importância em cada automóvel, uma vez que são estes que o mantêm em contacto com o solo. Mas, será que estes têm uma data de validade?

Esta é uma questão que poderá não ocorrer a muitos condutores, mas que deveria ser de conhecimento geral para todos. Afinal, trata-se de um componente essencial em termos de segurança e que devemos ter sempre em atenção o seu estado de conservação.

Para tentar clarificar as dúvidas de diversos consumidores, a ACAP acaba de emitir um comunicado, onde tenta responder da melhor forma a duas questões bastante importantes:

• Os Pneus têm Validade?

• A data de produção do pneu constitui critério para a sua rejeição?

São duas questões que suscitam, ainda, dúvidas ao consumidor final e que a ACAP – Associação Automóvel de Portugal, através das suas Comissões Especializadas de Produtores de Pneus (CEPP) e de Distribuidores de Pneus (CEDP), pretende esclarecer através da sua mais recente campanha de sensibilização.

Os pneus não têm data de validade. Desde que sejam devidamente armazenados e acondicionados, as suas características originais não se alteram, não havendo uma data-limite para a sua montagem, pelo que a data da sua produção não deverá constituir critério para a sua rejeição, no momento da decisão de compra.

O tempo de contagem da vida de um pneu inicia-se quando este é instalado (montado) na viatura. Decorridos 5 anos após a sua montagem, o pneu deverá ser anualmente inspecionado por um especialista e após dez anos da data de fabrico, considera-se que deverá ser substituído, independentemente do seu estado.

Os pneus não são indestrutíveis, apesar de serem concebidos para suportarem condições adversas, mas diversos fatores e comportamentos podem potenciar o seu envelhecimento ou degradação precoce. O tipo de condução, o estado do veículo, o tipo de pavimento, a pressão, a carga, as condições atmosféricas, como o sol, chuva, são fatores que podem comprometer a fiabilidade dos pneus e o desempenho da viatura.

A verificação periódica por um especialista, pode detetar precocemente, alterações do estado do pneu, levando, se necessário, à sua substituição, promovendo-se uma maior segurança rodoviária.

Saiba como ler a informação dos pneus da sua viatura e quais os sinais a que deve estar atento para a sua substituição.

Conheça aqui o Folheto informativo sobre o “OS PNEUS TÊM VALIDADE?”, divulgado pela ACAP.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)