Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços
Novo Audi S3: Mais potente do que nunca

Quarta vertente da família “sphere” da Audi é a que aposta no todo-o-terreno

By on 27 Janeiro, 2023

Com a apresentação do activesphere, a Audi fecha a família de quatro modelos, através da qual nos pretende mostrar a sua visão de futuro para quatro ambientes totalmente distintos.

Depois de termos conhecido o roadster skysphere em 2021, a berlina de luxo grandsphere e o enorme monovolume urbansphere em 2022, chega agora o momento de conhecermos a vertente mais aventureira da família com o activesphere.

É uma berlina de quatro portas, com cinco metros de comprimento, mais de dois de largura e uma enorme altura ao solo, que mal deixa perceber que as jantes têm 22 polegadas de diâmetro, equipadas com pneus de todo-o-terreno e prontas para colocar à prova o sistema de tração integral quattro. O visual de coupé, ou Active Sportback, consegue transformar-se numa pick-up, premindo apenas um botão, perfeito para quando “os mais aventureiros” têm de transportar bicicletas ou outro tipo de equipamentos relacionados com água, neve, campo, praia e tudo aquilo que se possam lembrar.

O sistema elétrico de 800 volts oferece uma autonomia máxima de 600 quilómetros, que pode ser apreciada pelo condutor ou usada pelo sistema, uma vez que, tal como acontece nos outros modelos da família “sphere”, também este inclui uma componente considerável de utilização em condução autónoma.

O habitáculo conta com quatro verdadeiros lugares e dispensa a presença do volante e da coluna da direção quando está a ser utilizado o modo de condução autónoma, deixando quem viaja a bordo com tempo para apreciar outro tipo de coisas. Para uma delas, é utilizado um par de óculos com realidade virtual, que dá acesso a menus e configurações específicas e também oferece uma nova visão do que se passa à nossa volta num ambiente mais virtual.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)