OPINIÃO: Qual é o momento certo para ‘trocar’ de carro?
Estudo revela que 60% dos portugueses receiam não ter dinheiro para comprar carro

Que carro devo comprar?

By on 13 Março, 2024

Provavelmente, a compra de uma casa é a mais importante na vida de uma pessoa, mas o carro vem logo a seguir. Claro que isto pode variar de pessoa para pessoa, já que as prioridades e valores individuais podem influenciar o que é considerado a compra mais importante da vida de alguém, mas para a maioria das pessoas, a compra mais importante e significativa é mesmo uma casa própria. Já a segunda, pode variar entre o investimento em educação e… comprar carro.

Para muitas pessoas, a compra de um carro é mesmo uma das mais importantes depois de uma casa. Especialmente se só puder comprá-lo depois de terminados os estudos, universidade e mestrado incluídos…

E quais são os fatores mais importantes nessa escolha?

Em primeiro lugar há que olhar para as necessidades pessoais. Para quê eu preciso do carro? Esta é desde logo uma pergunta com muitas respostas possíveis.

Depois, há que definir o orçamento. Era bom que não fosse preciso, mas é-o para quase toda a gente, mesmo os mais ricos.

Se sabe bem para que quer ou precisa o carro, pode começar melhor a balizar as opções.

Não se esqueça que o carro não é só o valor da compra, há que também incluir custos contínuos, como seguro, manutenção e combustível.

Depois olhe para o que é ou vai ser o seu estilo de vida para o tempo que prevê ter esse carro. Se é, por exemplo, um jovem recém casado, que só pensa ter filhos dentro de alguns anos, não faz sentido comprar já, por exemplo, um SUV, a não ser que isso faça sentido noutros aspetos. Há muitos outros exemplos que podem ser dados.

Quanto ao estilo de vida, perceba a diferença do que é um carro para fazer muitas viagens mais longas, em que precisa de espaço, conforto e economia, ou só anda, basicamente pela cidade e pouco mais, casa-trabalho, um passeio de vez em quando.

Outro ponto cada vez mais importante na escolha é a tecnologia que o carro traz.

Pode usar o seu telemóvel ou tablet para ultrapassar isso sem grandes dificuldades, mas se tiver um sistema Android Auto ou Car Play, facilita muito, pois tem acesso a um ‘mundo’ de coisa. Isto para não falar, claro do sistema de som. A conectividade com dispositivos móveis é cada vez mais importante.

A segurança é uma especificidade muito importante, mas todos os carros são seguros no seu contexto, não poderia ser doutra forma, mas como é óbvio, sentimos-nos mais seguros num determinado tipo de carros do que noutros, pelo que ao escolher um carro deve também pensar bem nesta questão. O habitual, passa por incluir características como airbags, controle de estabilidade, alertas de colisão, etc.

Se quiser pensar também na sustentabilidade e eficiência energética, aqui entram os carros híbridos ou elétricos como opções mais ecológicas e económicas a médio prazo.

A verdade é que comprar um carro novo é uma experiência excitante, mas como há tantos para escolher, que é muito difícil chegar ao modelo a comprar.

Mas quando começa a balizar, necessidades pessoais, orçamento, estilo de vida, etc, a lista encolhe muito rapidamente.

Depois de definir o orçamento e identificar as necessidades, comece a pesquisar carros que atendam às suas necessidades e estejam dentro do seu orçamento.

Uma coisa importante: nunca compre um carro que não fez um test drive: há tantos pequenos pormenores que só você pode responder, que por vezes, o simples facto de se sentar no habitáculo o faz escolher um e não outro que ponderava.

Há coisas básicas que pode ficar logo a saber quando lê ensaios, testes, comparativos, mas há respostas que só lhe são dadas quando se senta, guia, testa e arruma coisas na bagageira.

Depois pense nas suas preferências. Pode ter marcas preferidas, mas logo ali ao lado pode haver o carro perfeito, “por isto, e por aquilo”. Pesquise pela reputação do carro, fiabilidade, segurança, histórico de manutenção do modelo. Considere sempre o custo-benefício.

Por exemplo, carros semelhantes têm um valor de 2.000€ de diferença com opcionais também semelhantes. Já reparou se o consumo de um e doutro justifica a diferença? Se calhar abate a diferença em bem menos que o tempo que prevê ficar com o carro, isto para não falar se tiver de ficar muito mais tempo com ele.

O mais importante aqui que temos pra lhe dizer é mesmo, faça contas. Uma folha de excel com umas contas simples pode fazer maravilhas pela sua escolha…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)