Stellantis registou patente para recriar sons e sensações dos motores de combustão interna
Tendências do mercado automóvel da UE: Automóveis elétricos e híbridos ganham impulso em janeiro

Que carros eléctricos abaixo dos 25.000€ podemos ter?

By on 27 Novembro, 2023

Cada vez há mais carros elétricos na estrada, o seu preço ainda está bem acima dos modelos equivalentes a combustão mas até isso está a começar a alterar-se, não só devido às novas tecnologias das baterias bem como à menor cotação do lítio. A percentagem de venda de elétricos cresce a cada mês que passa, mesmo que esteja a haver uma ligeira desaceleração nesse crescimento, na Europa, e neste momento já existe o compromisso de vários Grupos Automóveis e marcas que operam no mercado europeu que, para concorrer com os baratos carros elétricos chineses. Mas afinal que carros são esses? Aqui ficam alguns exemplos.
A Stellantis prometeu carros elétricos abaixo dos 25.000€ quando anunciou que venderia o pequeno hatchback e-C3 a um preço inicial de 23.300 euros. De seguida, aumentou a parada dizendo que um modelo de gama baixa chegaria a 19.900 euros em 2025.
Um modelo simples inspirado no FIAT Panda por menos de 25.000€ será apresentado em julho de 2024, disse o CEO da marca Fiat, Olivier Francois. Tal como o e-C3 também será baseado na plataforma Smart Car, tal como os modelos equivalentes da Opel/Vauxhall e da Peugeot.
O Diretor-Geral do Grupo Renault, Luca de Meo, já tinha avançado com a ideia de que o próximo Renault 5 (2024) poderia ser vendido por cerca de 25.000 euros, mas confirmou que esse seria o objetivo na semana passada, quando falou com os investidores sobre o projeto Ampere. De Meo revelou ainda que a Renault construiria uma nova geração do Twingo para estrear em 2026 como um EV que seria vendido por menos de 20.000 euros.
Os observadores da Tesla há muito que especulam sobre um modelo de baixo custo que se situaria abaixo do Model 3, e no início deste mês veio a confirmação: a Tesla vai construir um carro de 25.000€, disse uma fonte com conhecimento do assunto à Reuters.
A Hyundai está a trabalhar num minicarro, mas levará algum tempo a desenvolver uma versão pronta para produção, revelou o chefe de marketing da Hyundai Europa, Andreas-Christoph Hofmann, no Congresso da Automotive News Europe em Praga, em 2022. Também deverá haver uma versão para a Kia. E o objetivo é vendê-los a 20.000€.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)