Magma: A nova divisão da Genesis para aquecer o panorama da alta performance
Hyundai IONIQ 5 N: Pneus Pirelli especificamente desenvolvidos no Nürburgring

“Quem é” a marca Genesis que venceu o ‘Car of the Year’ para empresas do ramo?

By on 30 Março, 2023

Paralelamente ao triunfo do Volkswagen ID. Buzz que foi eleito o melhor carro do ano internacional (COTY, Car of the Year) por um painel de designers de automóveis internacionais, engenheiros, ‘titãs’ da indústria automóvel, lendas dos desportos motorizados, jornalistas especializados, emissoras, profissionais de comunicação social e membros do público, também as empresas de automóveis foram a votos e a vencedora é a Génesis, que ‘nasceu’ agregada à Hyundai.

De modo a diferenciar os seus modelos topo de gama, dos veículos mais acessíveis da sua linha, a Hyundai anunciou em 2015 que iria comercializar os seus sedans Génesis e Equus, de luxo sob novos nomes e uma nova marca autónoma: Génesis. Esta foi agora nomeada melhor empresa automóvel do ano.

A relativamente recém-chegada Génesis ganhou o título de Empresa de Automóveis do Ano depois de impressionar muitos membros do júri internacional com uma excitante e extensa gama de modelos de luxo totalmente novos a serem lançados em toda a Europa e no resto do mundo em 2023/2024.

A empresa sul-coreana ficou, naturalmente, extasiada, até porque venceu confortavelmente empresas rivais há muito estabelecidas, tais como Audi, BMW, Mercedes-Benz e Lexus: “Que honra para a Genesis ser premiada como Melhor Empresa de Automóveis do Ano – especialmente numa fase tão precoce da nossa vida”, disse a empresa, com sede na Coreia do Sul: “Ser reconhecido por um grupo tão ilustre e reconhecido de juízes com este prestigioso prémio é algo de especial”. Mas o que lhe acrescenta e torna a vitória ainda mais excecional é a forma como o Génesis tem sido aceite na Europa – pelo júri oficial do Melhor Car of the Year e pelo público”.

Um pouco de história

A história da empresa automóvel Genesis começou com a Hyundai Motor Company, empresa sul-coreana fundada em 1967. A Hyundai concentrou-se inicialmente na produção de automóveis mais acessíveis ao, de início, mercado nacional, mas à medida que foi crescendo, começou a expandir-se para outras áreas da indústria automóvel, e também por todo o mundo, claro.

Em 2004, a Hyundai lançou uma nova marca de luxo chamada ‘Genesis’ no seu mercado doméstico da Coreia do Sul, com o objetivo de competir com fabricantes de automóveis de luxo estabelecidos como a Mercedes-Benz, BMW, e Lexus. O primeiro modelo Genesis, o sedan Genesis, foi revelado no Salão Automóvel Internacional de Nova Iorque de 2007 e começou a ser vendido nos Estados Unidos no ano seguinte.

A marca Genesis foi inicialmente comercializada como uma divisão de luxo separada da Hyundai, tal como a Lexus é para a Toyota ou a Infiniti é para a Nissan. Contudo, em 2015, a Hyundai anunciou que iria transformar a marca Genesis numa marca autónoma de luxo, com a sua própria linha de modelos e concessionários dedicados.

O primeiro modelo autónomo Genesis, o G90 (anteriormente conhecido como Hyundai Equus), foi lançado na Coreia do Sul em 2015, segui-se o G80, um sedan de luxo de tamanho médio, que também foi baseado num modelo Hyundai (o Hyundai Genesis).

Desde então, o Genesis continuou a expandir a sua linha com novos modelos, incluindo o sedan compacto G70, o SUV de médio porte GV80, e o próximo SUV compacto GV70.

A marca também recebeu aclamação da crítica pelos seus veículos, com o G70 a ganhar vários prémios.

Hoje, o Genesis é reconhecido como um concorrente legítimo no mercado de carros de luxo, com uma presença crescente na América do Norte, Europa, e Ásia. Os seus carros são conhecidos pela sua combinação de luxo, desempenho e valor, e a empresa tem planos ambiciosos para o crescimento e expansão futuros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)