França tira incentivos a carros elétricos fabricados na China
Todos os documentos que deve ter no veículo

Quer comprar carro elétrico? Despache-se, pois o Governo tem 833 cheques de 3 mil euros á sua espera!

By on 21 Fevereiro, 2019

O Governo de António Costa está empenhado em desenvolver nos portugueses o desejo de comprar veículos elétricos e por isso vai disponibilizar um total de 2,65 milhões de euros, divididos em 883 cheques de 3 mil euros, para comprar veículos elétricos.

Esta provisão está destinada aos privados e deixa de fora carros cujo preço fique acima dos 62.500 euros, ou seja, se estava a pensar em ir comprar um Tesla… esqueça. Contas feitas, serão 3 mil euros de incentivo para que as vendas de veículos zero emissões subam mais um patamar. Recordamos que em 2018 foram comercializadas 4.073 unidades e que em janeiro as vendas de veículos elétricos voltaram a subir.

Foi o secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, quem foi o portador das boas novas, em declarações ao Jornal Económico.

Segundo este governante, o cheque de 3 mil euros vai continuar a incentivar a mobilidade elétrica em Portugal. “Estou em crer que vamos ter aqui uma aceleração muito exponencial das vendas, o que significa que a fatia de veículos elétricos no total de vendas de veículos em Portugal já começa a ter uma expressão muito acentuada e estas coisas quando são assim, têm a tendência a ser disruptivas” sustentou José Mendes ao Jornal Económico.

Como referimos, serão 883 cheques de 3 mil euros para distribuir entre os compradores de veículos elétricos abaixo dos 62.500 euros, num total de 2,650 milhões de euros. O ano passado foram oferecidos um milhar de cheques de incentivo, mas eram de 2.250 euros. Portanto, o incentivo aumenta, mas são menos 117 os beneficiários.

Para as empresas, continua o incentivo de 2.250 euros, mas o número de viaturas que a empresa pode adquirir está limitado, agora, a quatro unidades. Em 2018 eram cinco. Esta medida surge com o intuito de libertar recursos para os particulares. Já a compra de bicicletas elétricas tem direito a um cheque incentivo de 250 euros, num total de financiamento à compra destes veículos de 250 mil euros. Ou seja, terá de ser um dos mil primeiros compradores para receber este incentivo. As motos elétricas continuam, também, a receber incentivos á compra, com um desconto de 20% no preço da moto até um máximo de 400 euros por unidade. A previsão é que este incentivo chegue a 250 unidades. Se quiser se candidatar, terá de o fazer no sítio de internet do Fundo Ambiental (www.fundoambiental.pt).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)

Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)

Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)