Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Quer comprar o novo Toyota GR86? Produção vai ser limitada a dois anos

By on 3 Dezembro, 2021

O Toyota GR86 é um dos “últimos da sua espécie” e possível sucessor será eletrificado.

A Toyota tem no GR86 um desportivo para os amantes da condução. Coupé, duas portas, motor atmosférico, caixa manual, tração traseira e baixo peso, são algumas das principais características de um dos últimos desportivos “puristas” do mercado automóvel. Apresentado como um “carro analógico na era digital”, o Toyota GR86 é o terceiro membro da divisão Gazoo Racing e, de acordo com o dito pela própria marca, vai ter uma produção extremamente limitada. Ao contrário do antecessor, o GT86, que teve sensivelmente nove anos de produção, o novo Toyota GR86 só vai ser produzido durante dois anos, o que vai tornar num veículo bastante exclusivo.

Em declarações à Autocar, Tom Fux, vice-presidente da Toyota Europe, refere que esta decisão está relacionada com as novas medidas de segurança na União Europeia. “Sentimos que o veículo é tão bom e necessário para a imagem da Toyota na Europa, e temos um grupo pequeno, mas muito apaixonado, de clientes que procura veículos como o GR86. Decidimos que é importante oferecer e, depois, precisamos de parar o veículo, visto que não cumpre os novos requisitos [de segurança da União Europeia] no futuro. Mas esses dois anos ainda vão proporcionar uma oportunidade para clientes apaixonados obterem o veículo”, disse Tom.

De relembrar que o Toyota GR86 está equipado com o motor quatro cilindros boxer de 2.4 litros que debita 234 cv e 250 Nm de binário. A potência chega às rodas traseiras através de uma caixa manual de seis velocidades, algo que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,3 segundos e atingir uma velocidade máxima de 226 km/h. O desportivo nipónico vai ser introduzido no mercado europeu na primavera de 2022.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)