Comprar um SUV ou Hatchback?
SUV ‘dominam’ na Europa: 51% das vendas

Quer comprar um SUV? Aqui ficam alguns conselhos

By on 8 Julho, 2019

Hoje há SUV e crossover para todos os gostos e necessidades: pequeno, médios, grandes, mais ou menos potentes, enfim, de todos os jeitos. Mas há que ter atenção quando se escolhe um SUV.

Todos querem ter um SUV, mesmo aqueles que voltaram as costas aos monovolumes porque não querem ser vistos com um carro hoje conotado com os mais idosos, chorando baba e ranho pela versatilidade e modularidade perdida. E pelo cada vez maior interesse dos construtores – mesmo os mais desportivos e os mais luxuosos – a moda não será passageira.

Estilo sedutor, formas musculadas, praticabilidade, versatilidade, enfim, um SUV oferece uma posição de condução elevada e a sensação de segurança que muitos desejam ter. E hoje há SUV pequenos, médios, grandes, desportivos, luxuosos e por isso têm conseguido tomar o lugar de carrinha, berlina e monovolumes, sendo que estes desapareceram, praticamente, do mercado europeu.

Ora, antes de escolher o seu SUV, há algumas coisas que terão de considerar. Primeiro, se quer mesmo um SUV vá até ao concessionário e experimente o interior e aforma como o carro está feito, pois no sítio de internet da marca pode não perceber tudo o que o modelo escolhido tem para oferecer. E, já agora, leve a família. 

Depois, meça as suas necessidades em termos de bagageira e no que toca á praticabilidade do interior. O rebatimento dos bancos, as calhas para deslizamento, a forma como se arruma o interior, enfim, aquilo que precisa de um SUV e dos monovolumes que deixaram de existir. 

Pense no que será o melhor compromisso em termos de mecânica e olhe com atenção para os modelos híbridos. Nos dias que correm, pode ser uma ótima opção face a um modelo a gasolina ou diesel. Pondere, sempre, na utilização. Se faz muitos quilómetros anuais, a opção diesel continua a ser a melhor opção em termos de custos de utilização. Caso não seja pessoa que faça largos milhares de quilómetros anuais, olhe com atenção para os híbridos e para os motores a gasolina. Olhe que são mais baratos, os consumos são cada vez mais contidos e muito agradáveis de utilizar.

Use estes simples conselhos e escolha com cuidado o seu próximo automóvel, enfim, o seu próximo SUV.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)