Andar com o carro na reserva: A pior escolha
Ponto morto para poupar combustível: mito ou verdade?

Quer poupar no combustível? Estas dicas podem ajudar

By on 17 Março, 2024

Os preços dos combustíveis continuam altos e cada vez mais é necessário ter mais cuidados para podermos poupar. O nível de poupança depende em grande parte do carro que usa, mas há muitos truques que pode usar para conseguir chegar mais longe com o mesmo depósito. Eis algumas dicas que podem ajudar.

Menos aceleração, mais velocidade constante

Durante a condução deve evitar grandes acelerações. Não só nos arranques, mas também durante a condução. Por outro lado, grande parte dos automóveis já estão equipados com sistema Start & Stop, algo que deverá dar uma importância redobrada. Ao parar, por exemplo num semáforo, o carro deverá desligar-se por si próprio, salvo exceções como quando o ar condicionado está ligado.

Para além de evitar acelerações, deverá tentar manter sempre uma velocidade constante. Para que este ponto tenha o efeito desejado, é preciso ter alguns cuidados. Em primeiro lugar, a distância de segurança é crucial, como, por exemplo, quando um semáforo passou a vermelho e ainda estamos a alguma distância dele. Nestes casos, deverá tirar o pé do acelerador, deixando o carro rolar até ao semáforo e, em alguns casos, vai conseguir seguir viagem sem ter de parar por completo. Já no trânsito, aplica-se a mesma filosofia.

Passagens de caixa na altura certa

Mais do que andar sempre em baixa rotação, o condutor deve realizar a mudança de velocidade quando o motor assim o “pede”. Os carros mais recentes já estão equipados com um assistente que, através de uma notificação no painel de instrumentos, indica quando é a melhor altura para realizar a passagem de caixa. Quando isto não existe, o condutor tem de saber ler o veículo e encontrar um meio-termo entre ter o motor em esforço e rotação demasiado elevada. Quando passa para um destes extremos vai estar a gastar mais combustível desnecessariamente.

Verificar pressão dos pneus

Há quanto tempo não verifica a pressão dos seus pneus? Segundo estudo, a pressão deficiente pode aumentar o consumo de combustível em até 8%. Isto porque, é estimado aconteça uma perda de pressão na casa dos 0,7 bar de mês para mês. Deste modo, é aconselhável que, faça a verificação da pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês, e se tiver dúvidas sobre qual é a pressão ideal, essa informação consta no manual do veículo.

Bom funcionamento do ar condicionado e vidros fechados

Numa altura em que começamos a entrar nos dias quentes de verão, a utilização do ar condicionado é quase obrigatória para a maioria dos condutores. Porém, há que saber utilizá-lo. Evite ligar o ar condicionado assim que liga o veículo, para além de não ter o efeito desejado, está a gastar combustível “em vão”. Isto porque, o sistema de ar condicionado só funciona em perfeitas condições quando o veículo se encontra à temperatura ideal. Para além disso, quando sentir que o habitáculo já se encontra na temperatura certa, deverá desligá-lo e, quando o calor voltar a apertar, voltar a ligar.

Por outro lado, não pense que é por desligar o ar condicionado e abrir os vidros que vai poupar mais combustível, bem pelo contrário. Quando circula com os mesmos abertos, a entrada de ar para o habitáculo cria resistência à circulação, contribuindo para um maior consumo de combustível.

Talvez esteja na altura de fazer uma revisão ao veículo

O bom funcionamento do veículo é sempre importante. Para além de diminuir a possibilidade de o seu “amigo de quatro rodas” o deixar “apeado”, ajuda a que seja gasto apenas o combustível necessário. Após um longo período de confinamento é ainda mais crucial realizar a revisão ao veículo e mudar coisas como óleos, lubrificantes, filtros, entre outros, bem como, verificar se todas as tubagens estão nas melhores condições e não estão ressequidas ou com fugas.

Está na altura de fazer uma limpeza à bagageira

Por fim, mas não menos importante, deve evitar andar com objetos desnecessários dentro do carro. Em muitos casos, o veículo é quase um escritório com rodas onde se vão acumulando coisas como caixas, sacos, entre outros. O acumular de vários objetos dentro do veículo ajudam a aumentar o peso do mesmo e, consequentemente, contribui para aumentar o consumo de combustível. Está na altura de fazer uma limpeza ao seu veículo e tirar as coisas desnecessários do seu interior.

A hora certa para abastecer

Se abastecer de manhã cedo, conseguirá rentabilizar mais o seu investimento As temperaturas mais baixas tornam o combustível mais denso e, por isso, consegue ganhar um pouco mais a cada abastecimento. E se vai ter cuidado com a hora do abastecimento, pode também planear onde vai abastecer. A plataforma https://www.maisgasolina.com/ permite-lhe ver quais os preços dos combustíveis na sua zona e poderá optar pela solução mais barata.

Planear viagens

Os condutores têm cada vez mais ferramentas ao seu dispor para poder fazer um planeamento mais cuidado da sua viagem. Há já serviços GPS (como o Maps da Google) que lhe dão a opção do trajeto mais eficiente, permitindo alguma economia. Se planear bem o seu trajeto, poderá poupar, evitando trajetos mais longos, ou afetados pelo trânsito.

Há várias formas de conseguir poupar combustível. Se aplicar apenas um ou dois truques, talvez não note grande diferença, mas se tiver em conta estes cuidados, poderá extrair mais quilómetros do seu depósito. A sua carteira agradece.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)