Querem banir este anúncio da Toyota na Austrália por “condução perigosa”. É motivo para tanto?

By on 7 Janeiro, 2021

Quando vemos os anúncios, por exemplo, do início dos anos 90 e os comparamos com agora, parece que em alguns casos o carro deixou de ser a estrela. Para além disso, os atuais são cada vez menos radicais, mesmo quando o veículo em questão pretende seduzir clientes que procuram esse tipo de veículos. Agora, o departamento de marketing da Toyota na Austrália foi visado pelos reguladores de publicidade locais que consideram o anúncio relacionado com a gama Yaris demasiado perigoso para passar nos meios de comunicação. Mas será motivo para tanto?

No vídeo em baixo podemos ver um anúncio com as três versões do Yaris: o base, o Cross e o o GR Yaris. Os três são guiados por netos que, aparentemente, se apressam para chegar a casa dos avós que fazem 30 anos de casado. O GR Yaris é conduzido por um rapaz que está a trabalhar num Celica GT-Four numa garagem e, depois da chamada da rapariga que guia o Yaris base, apressa-se a seguir para casa dos avós. Com isto faz um arranque ligeiramente a patinar e foi exatamente isso que os reguladores criticaram: “promove a velocidade e pode influenciar as pessoas a exceder os limites de velocidade o que é bastante perigoso”, afirma a entidade reguladora.

Perante isto, a Toyota Austrália está obrigada a modificar o anúncio caso queira que este volte a ser exposto nos meios de comunicação, porém, não concorda com a decisão. A empresa nipónica apresentou uma resposta a dizer que o anúncio não infringe nenhuma lei ou regulamentos relacionados com as estradas e padrões de condução. Para além disso, argumenta que o anúncio do Yaris não viola o código da câmara federal da indústria automóvel. Toda esta “telenovela” já dura há uns meses e, de acordo com a Car Exper,t a “Advertising Standards Bureau” da Austrália reviu o anúncio problemático e ditou que não promove a velocidade. Porém, encoraja a condução perigosa devido ao GR Yaris perder a tração momentaneamente.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)