Mercedes-Benz: A força das mulheres na criação de uma marca icónica
Mercedes AMG GT 43: 422 CV de prazer de condução

Querida, encolhi o meu Classe E!! ou a forma como se “esconde” o novo Mercedes SL

By on 26 Abril, 2019

Para testar os novos modelos, os departamentos de pesquisa e desenvolvimento têm de criar formas de “esconder” o trabalho dos olhares alheios, sejam dos rivais, sejam dos jornalistas. E como a internet veio transformar o mundo numa noz, a criatividade não tem limites. É o caso deste Mercedes Classe E, encurtado e que esconde por baixo o novo Mercedes SL.

Há muitas pistas que nos levam a dizer que por baixo deste encolhido Classe E está o novo SL. Desde logo o facto do carro ser muito curto entre eixos, o que o deixa com um aspeto de boneco da banda desenhada.

Depois, os enormes alargamentos que o carro tem, revelam que as vias são muito mais largas que no Classe E. Finalmente, dentro do carro e atrás do condutor estão lá os arcos de segurança que fazem parte da estrutura de um roadster. Isto para não falar dos travões de generosas dimensões. Um trabalho de camuflagem muito bem feito, diga-se.

Tobias Moers, o patrão da Mercedes AMG, já veio dizer que o SL será muito mais dinâmico e desportivo que o anterior e estará mais relacionado com a próxima geração do AMG GT, evitando a canibalização de ambos com uma orientação do SL para o conforto e para a capacidade de devorar quilómetros. 

Porém, ambos vão partilhar a plataforma desportiva modular que está a ser desenvolvida e esta “mula” de testes poderá muito bem ter sido realizada para avaliar as características da plataforma. Por uma questão de racionalização de custos, o AMG GT e o SL vão partilhar muitos elementos.

A nova geração do SL só deverá chegar em 2021 e é provável que deixe de lado a capota rígida e ofereça um verdadeiro 2+2 lugares, o que o tornaria mais insinuante face ao BMW Série 8 Cabrio e ao Porsche 911 Cabriolet.

Naturalmente que o SL terá motorizações híbridas, além do bloco turbo com 3.0 litros e seis cilindros em linha com 370 e 436 CV e diferentes variantes do V8 com 4.0 litros, sendo que o topo de gama AMG teria 608 CV. Não é certo, mas o SL poderá ter tração integral 4Matic.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)