KIA reforça aposta nos híbridos, ajustando a sua estratégia
Kia: K4 revelado, antes da estreia no salão de Nova Iorque

Quinta geração do Kia Sportage acaba de chegar ao mercado nacional

By on 4 Março, 2022

O pequeno SUV da Kia está cada vez menos compacto e muito mais completo. Um estilo moderno e mais arrojado, escondem a nova geração de um modelo bastante tecnológico e muito competente.

O Kia Sportage é um dos modelos mais conhecidos da marca sul-coreana e o seu formato de SUV compacto já andava pelo mercado quando ainda havia muito poucas marcas com vontade de explorar esta categoria. E com a chegada da quinta geração, o Sportage estreia algumas das soluções e detalhes que conhecemos com o novo EV6, que acaba de conquistar o troféu de carro do ano no mercado europeu.

A secção dianteira será, talvez, a mais disruptiva face ao seu antecessor. Inclui luzes de condução diurna com uma nova assinatura visual de formato triangular e um desenho renovado da grelha, que não esconde as tradicionais linhas inspiradas no “nariz de tigre”. Atrás, alguns dos traços revelam a proximidade com o EV6 em termos de conceito, sendo que o elemento mais visível é o spoiler na zona inferior do vidro traseiro e que inclui um pequeno friso que liga os dois grupos óticos.

Uma vez a bordo, o ambiente é agora bem mais tecnológico e também com diversos elementos herdados do EV6. Um deles é o comando da caixa de velocidades rotativo, nas versões de caixa automática, que marca presença numa consola central dominante e de tamanho generoso, onde também podemos encontrar alguns dos comandos destinados à condução.

Um pouco mais acima, o elemento de maior destaque é o conjunto de monitores com 12,1 polegadas de diagonal de imagem, um destinado exclusivamente à instrumentação e outro às informações do infotainment e do sistema elétrico, bem como de todas as configurações e menus a que podemos aceder através dele. Na zona inferior deste é o friso tátil de comandos destinados à climatização ou, alternadamente, ao sistema de som do carro, tal como no EV6.

O espaço a bordo foi pensado essencialmente para receber pequenas famílias e em todas as suas necessidades. Há uma preocupação grande com a otimização do espaço a bordo e o rebatimento individual dos assentos traseiros, que pode ser feito remotamente a partir do porta-bagagens, com uma volumetria entre os 540 e os 591 litros, consoante a motorização. Para carregar os mais variados dispositivos portáteis, estão presentes tomadas USB-C nas costas dos assentos dianteiros e para melhorar o ambiente a bordo, o novo Sportage inclui uma iluminação ambiente personalizável com 64 cores.

A gama de motorizações disponíveis para este modelo, incide nas opções de 1,6 litros, tanto diesel como a gasolina. No primeiro caso, a tarefa fica a cargo do 1.6 CRDi de 115 ou 136 cavalos, sendo que a mais potente inclui um sistema Mild-Hybrid de 48 volts. E no segundo caso, a base é o motor 1.6 T-GDi de 150 cavalos, que também faz parte dos sistemas híbridos que a Kia disponibiliza com o novo Sportage.

A versão híbrida mais simples, casa o motor 1.6 T-GDi a gasolina com um elétrico de 44,2 kW e uma bateria de 1,49 kWh, gerando uma potência máxima combinada de 230 cavalos. Mas na versão híbrida plug-in deste modelo, o mesmo motor a gasolina recebe a companhia de um motor elétrico de 66,9 kWh e de uma bateria de 13,8 kWh. Em conjunto, conseguem oferecer uma potência máxima de 265 cavalos e permitem que o Sportage consiga percorrer cerca de 78 quilómetros em modo puramente elétrico e em ambiente urbano. Além disso, é também com esta versão que o Kia Sportage passa a contar com quatro rodas motrizes, explorando da melhor forma um comportamento dinâmico que também foi bastante melhorado em diversos aspetos.

O fim de semana de portas abertas em que a marca vai ter os seus concessionários disponíveis para lhe apresentar o seu novo modelo será nos dias 12 e 13 de março. Algumas das surpresas incluem uma inédita garantia de dez anos ou 200 mil quilómetros, mas apenas na fase de lançamento do Kia Sportage. Os preços começam nos 28.750 euros das versões a gasolina, com diversas campanhas de lançamento, e nos 35.300 para as opções diesel. Os valores das versões híbridas começam nos 36.800 euros e a opção híbrida plug-in tem uma opção específica para empresas, com um valor de 34.950 euros + IVA.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)