Foi multado no estrangeiro? Não conte ‘safar-se’…
Relatório de Sinistralidade Rodoviária: mais multas, condutores ‘exageraram’ menos 14,4%

Radar em cidade de 1300 habitantes passa 58 568 multas em duas semanas!

By on 29 Novembro, 2018

A PSP não pode saber disto! Na pacata vila de Pieve di Teco, uma comunidade com pouco mais de 1300 habitantes, na região da Liguria, Itália, foi instalado um único radar, numa zona onde está uma passadeira e onde o limite é de 50 km/h. A ideia de Alessandro Alessandri, presidente da comuna de Piero di Teco era acabar com as queixas dos morados sobre a velocidade que era usada naquela zona pelos automobilistas.

A ideia do autarca era apanhar alguns prevaricadores e diminuir os riscos de atropelamento naquela zona. Mas o que sucedeu a seguir deixou todos boquiabertos. Em apenas duas semanas, foram passadas 58 568 multas por excessos que foram dos 135 km/h (um único condutor) aos 100 km/h, valor este muito comum entre as multas servidas aos infratores. A situação já foi analisada e concluiu-se que metade da cidade anda, sempre, em excesso de velocidade e que o elevado número de multas se deve aos automobilistas que evitavam outras vilas e lugares para fugirem aos radares, lombas e portagens.

Alessandro Alessandri referiu que não estava á espera de fazer uma fortuna com as multas passadas pelo radar, pois a sua ideia era servir de dissuasor e não de recolha de fundos, porque a sua preocupação está na segurança das pessoas. Mas 58 568 multas por excesso de velocidade, em duas semanas, com um radar… é obra! Ai se o Governo sabe…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)