She’s Mercedes Off Road Experience: exclusivo para senhoras que conduzem Mercedes-Benz 4Matic
Clube Land Rover de Portugal e Clube Escape Livre celebram 75 anos da Land Rover

Raid do Bucho e Outros Sabores abriu temporada 2023

By on 20 Março, 2023

O Raid do Bucho e Outros Sabores cumpriu, no passado fim de semana, a sua 13ª edição e, no final deste mítico passeio todo-o-terreno organizado pelo Clube Escape Livre com a colaboração da Junta de Freguesia da Freineda, a caravana de 120 pessoas e 45 viaturas ficou rendida aos novos percursos desenhados para este ano. A Jeep foi a marca oficial do passeio.

As boas-vindas foram com os vinhos da Beira Interior. Ocasião que teve a presença do presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), Rodolfo Queiroz, para acolher todos os participantes e falar sobre os tesouros vitivinícolas da região.

A sempre obrigatória reunião entre participantes e organização, antes do início do passeio, foi ocasião aproveitada para alguns conselhos e informações importantes sobre pneus através da Valorpneu e Bridgestone. Por outro lado, Luís Domingues, responsável da Jeep, a marca oficial do evento, saudou a caravana e desafiou todos a verificarem as lendárias capacidades dos modelos norte americanos presentes no Raid do Bucho e Outros Sabores. Do Compass ao Renegade, passando pelo Wrangler, todas viaturas híbridas com o sistema Jeep 4Xe, amigo do ambiente.

O jantar de sexta-feira, no Hotel Lusitânia, centro do evento, contou com a presença de António Júlio, chefe de gabinete do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, que deu as boas-vindas e estendeu o convite para “regressarem sempre que o desejarem, pois, a cidade está de portas abertas para todos.”

Um novo percurso esperava os participantes e ligava caminhos à volta da cidade aos trilhos da Serra da Estrela. Corta-fogos, cursos de água e zonas com paisagem deslumbrante encaminharam a caravana para uma visita à Praia Fluvial da Quinta da Taberna. Aqui, os participantes do Raid do Bucho e Outros Sabores sentiram a calorosa receção da Junta de Freguesia de Videmonte, entusiasmados com a presença de um tão grande número de pessoas: uma espetacular e deliciosa merenda composta por queijo Serra da Estrela e por pão tradicional cozido no forno a lenha da aldeia.

O final da manhã ofereceu uma visita aos Baloiços da Rapa, perto de Celorico da Beira, e um almoço na Quinta da Ponte, ocasião para os participantes trocarem experiências e lançarem um olhar para o calendário de eventos do Clube Escape Livre em busca de novas aventuras.

Depois, tempo para enfrentar mais alguns desafios fora de estrada, sempre com a companhia da First Stop, cuja equipa de assistência, prolongou para o Raid do Bucho e Outros Sabores a eficácia e simpatia das suas oficinas espalhadas pelo país, assegurando que nenhum furo iria imobilizar a caravana.

Os Passadiços do Mondego, num pequeno, mas exigente percurso até á Cascata, e a visita ao Museu da Guarda completaram o dia antes do jantar e a entrega do Troféu SPAL e outras lembranças a todos os participantes.

O derradeiro dia do Raid amanheceu fresco, mas abençoado por um sol que acompanhou a caravana durante todo o dia. O percurso em direção à aldeia medieval de Castelo Bom prosseguiu até Vilar Formoso, onde todos tiveram a oportunidade de visitar o Museu da Paz, antes de chegar ao Quartel-General de Wellington, na Freineda. Aqui decorreu, uma vez mais, a sempre espetacular reconstituição histórica das escaramuças de rua das invasões francesas.

Finalmente, chegou a hora de degustar o Bucho na Freineda, o ponto alto do evento que marcou o arranque das atividades do Clube Escape Livre em 2023 e que, como sucede com as organizações do clube da Guarda, teve as suas emissões de CO2 compensadas e certificadas através de um projeto de sequestração de carbono feito em parceria com a Terra Prima. O Clube Escape Livre atento à proteção do ambiente.

Luís Domingues, responsável da Jeep, marca oficial do Raid do Bucho e Outros Sabores, mostrava-se muito satisfeito com o desenrolar do evento e lembrou que “estes eventos fazem parte do ADN da Jeep. A natureza, o respeito pelo ambiente e a segurança, tudo isso esteve refletido na organização profissional do Clube Escape Livre onde os nossos modelos com a tecnologia híbrida 4xe mostraram as suas qualidades em termos de desempenho e conforto com um espírito aventureiro que está cada vez mais sustentável e amigo do ambiente.”

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, salientou que o mais importante é ”ver tamanha satisfação dos participantes face às novidades que introduzimos no percurso e pelo facto da temporada de eventos do Clube Escape Livre ter arrancado de uma forma tão positiva. Fica o convite para que possam comparecer nos próximos eventos agendados.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)