Hyundai relembra como se pronuncia o seu nome numa nova campanha
Range Rover Sport já faz parte da frota da Ice Academy Driving Experience

Range Rover Sport autónomo conseguiu rodar numa das zonas mais complicadas do Reino Unido (c/video)

By on 10 Outubro, 2018

Foi o primeiro teste do sistema de condução autónoma da Jaguar Land Rover e instalado num Range Rover Sport, conseguiu circular numa das estradas mais complexas do Reino Unido, a via rápida de circunvalação à cidade de Coventry. O protótipo mudou de faixa sem problemas e misturando-se com os restantes automóveis e conseguindo, mesmo, encontrar as saídas a uma velocidade limitada a 65 km/h.

Estes ensaios da Jaguar Land Rover são realizados ao abrigo do projeto governamental do Reino Unido para a mobilidade autónoma, conhecido como Autodrive. Um projeto que está a chegar ao seu fim depois de três anos de investigação e um investimento de 23 milhões de euros.

Depois de muitos ensaios em estradas fechadas ao público nas localidades de Milton Keynes e Coventry, foi dado o passo final para ensaios em condições reais, tendo sido escolhido o Range Rover Sport pelas suas prestações e pela utilização, de série, do controlo adaptativo de velocidade de cruzeiro. Naturalmente que para este teste em estrada aberta e logo numa das estradas mais complicadas do Reino Unido, o carro foi equipado com sensores adicionais de navegação (Radar e Lidar).

Desta forma, conseguiu fazer rotundas, parar nas passadeiras, levar em linha de conta os peões e outros veículos, enfim, rodar sozinho e estacionar sozinho. Claro que nesta fase, ainda com um condutor, alerta, dentro do carro.

No final do ensaio, Mark Cund, diretor de investigação e desenvolvimento do veículo autónomo da Jaguar Land Rover, não escondia a sua satisfação, referindo que “a circunvalação de Coventry é conhecida pelo seu asfalto escorregadio e saídas complicadas. É uma estrada muito complicada em qualquer circunstância, mas especialmente com a pressão das horas de ponta. O nosso veículo autónomo não sofre a mesma pressão, cansaço ou frustração que pode ser vivida por um condutor ao longo do dia. Por isso é capaz de resolver sem qualquer problema uma situação de stress durante um percurso.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)