Range Rover Velar com versão híbrida plug-in e 53 quilómetros de autonomia
Range Rover Velar ganha nova edição especial

Range Rover Velar, um luxo pronto a encomendar

By on 2 Março, 2017

 

Com o intuito de continuar a garantir uma vasta e completa oferta, a Range Rover lançou o Velar, um modelo que se posiciona entre o Range Rover Evoque e o Range Rover Sport. A apresentação mundial do veículo decorreu esta semana no Museu do Design, em Londres, Inglaterra. Este é um SUV de luxo de dimensão média que antecipa a próxima geração de veículos da marca e está já disponível para encomenda com um preço de entrada de 68.212€. A chegada das primeiras unidades está agendada para o final do verão de 2017.

Conceção interior e exterior

Concebido com enfoque minimalista, o interior amplo combina um design simples e elegante com materiais premium e detalhes requintados. Inclui características de destaque como o sistema de informação e entretenimento Touch Pro Duo, com dois ecrãs tácteis de 10 polegadas e alta definição, que permanecem ocultos até serem ligados. Os puxadores das portas são articulados à face e encontram-se também vários detalhes polidos em cor de cobre.

Estreia no segmento é a inclusão de um revestimento têxtil produzido com materiais premium sustentáveis como alternativa ao couro. O revestimento em Dapple Grey foi desenvolvido em colaboração com a Kvadrat e é completado com inserções Suedecloth em Ebony ou Light Oyster.

A estrutura da carroçaria é rígida e leve, integrando uma percentagem elevada de alumínio. O design é equilibrado, com um perfil contínuo e linhas traseiras afiladas. A distância entre eixos de 2.874 mm permite à bagageira uma capacidade de 673 litros e proporcina maior espaço no habitáculo. Os faróis full-LED são os mais estreitos de sempre incorporados num veículo Land Rover de produção.

A capacidade de reboque de até 2.500 kg é complementada pela função de Assistência Avançada ao Reboque, que permite ao condutor realizar manobras de marcha atrás com o atrelado utilizando o seletor Touch Pro Duo, sem necessidade de rodar o volante na direção contrária.

A gama de cores exteriores é composta por 13 cores: Fuji White, Narvik Black, Yulong White, Indus Silver, Corris Grey, Santorini Black, Kaikoura Stone, Byron Blue, Firenze Red, Aruba, Silicon Silver, Carpathian Grey e Flux Silver nos First Edition.

Os clientes terão à sua disposição oito designs de jantes exclusivos entre 18 e 22 polegadas, mediantes os merados, com quatro opções de acabamento. Os modelos Standard encontram-se equipados com jantes em liga leve de 18 polegadas, a especificação S inclui jantes de 19 polegadas, a SE de 20 polegadas e a HSE de 21 polegadas. Todos os clientes podem optar pelas jantes em liga leve de 22 polegadas, que integram o equipamento completo de série da versão First Edition.

Os modelos principais da gama, Velar e Velar R-Dynamic, encontram-se disponíveis nas versões Standard, S, SE e HSE. Para os clientes que desejarem um acabamento ainda mais distinto, poderão optar pelo Black Exterior Pack ou o Luxury Exterior Pack.

Motorizações com leque de seis opções

Para propulsionar este Velar há seis motorizações há escolha, três a diesel e três a gasolina, acoplados a uma caixa automática ZF de oito velocidades. No primeiro caso, e com maior enfoque na eficiência, os motores diesel Ingenium de quatro cilindros são disponibilizados nas seguintes versões: 180 cv e 240 CV. Estes destacam-se pelo binário de 500 Nm. No primeiro caso a aceleração dos 0 aos 100 km/h é de 8,9 segundos, o consumo de combustível de 5,4 litros/100 km e as emissões de CO2 de 142 g/km. No segundo, 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos e consumos de 5,8 litros/100 km para emissões de CO2 de 154 g/km.

A proposta de topo é o motor diesel V6 de 300 cv que conjuga emissões de CO2 de 167 g/km e consumo de combustível de 6,4 litros/100 km, com um binário de 700 Nm e um registo dos 0 aos 100 km/h de 6,5 segundos, tendo uma velocidade máxima de 241 km/h.

Na gama a gasolina a marca disponibiliza também motores Ingenium de quatro cilindros. O de 250 cv garante uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,7s e um binário máximo de 365 Nm. O consumo de combustível é de 7,6 litros/100 km e as emissões de CO2 de 173 g/km.

Já o V6 Supercharged de 380 cv destaca-se pela sonoridade e permite ao Velar acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7s, tendo uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 250 km/h. O binário é de 450 Nm, o consumo de combustível de 9,4 litros/100 km e emissões de CO2 de 214 g/km.Dentro de alguns meses estará disponível uma versão de 300 cv, com um binário de 400 Nm.

2.0D D180

180 CV

4WD

Auto

2.0D D240

240 CV

4WD

Auto

3.0D D300

300 CV

4WD

Auto

2.0 P250

250 CV

4WD

Auto

3.0 P380

380 CV

4WD

Auto

3.0 P380

380 CV

4WD

Auto

Standard Standard Standard Standard Standard First Edition
71.033€ 77.957€ 93.305€ 68.200€ 93.242€ 136.281€

Aqui fica a ficha técnica com as várias motorizações:

 

 

Suspensão pronta para as exigências

A suspensão pneumática é disponibilizada como equipamento de série em todos os modelos de seis cilindros e o Sistema Dinâmico Adaptativo vem de série em todos os modelos. A suspensão dianteira de triângulos duplos e a suspensão traseira Integral Link ajudam a uma condução ágil, contribuindo para um melhor conforto de rolamento.

Encontra-se também equipado com um sofisticado sistema de tração integral, uma distância ao solo de 251 mm (213 mm com suspensão de molas helicoidais) e uma profundidade de passagem a vau de 650 mm (600 mm com suspensão de molas helicoidais)

Ampla gama de ajuda à condução

A fim de garantir que nada falha, o Range Rover Velar incorpora um rol amplo e variado de ajudas à condução, com destaque para: Tração integral com Intelligent Driveline Dynamics (IDD) e bloqueio dinâmico do diferencial traseiro. Tendo também as tecnologias de tração: Terrain Response 2; All Terrain Progress Control; Arranque de Baixa Tração; Controlo de Descida de Declives; e Gradient Release Control. Dispõe ainda de uma gama abrangente de sistemas avançados de segurança, como a Travagem Autónoma de Emergência com deteção de peões; Deteção de Veículos em Marcha Atrás; e o Monitor da Condição do Condutor.

Velar conta com First Edition

O Range Rover Velar irá distinguir os primeiros proprietários com a versão First Edition, naturalmente a mais exclusiva, com um preço de 136.281€. Esta irá estar disponível em todo o mundo, durante o primeiro ano de comercialização do modelo, apenas com os motores diesel e gasolina 3.0 V6. Para garantir o toque de exclusividade, terá um interior totalmente revestido em couro que complementa os bancos em couro Windsor perfurado em cor Light Oyster ou Ebony, um sistema de som exclusivo Meridian de 1.600 W, faróis em matriz LED laser e jantes com raios duplos de 22 polegadas com um acabamento espelhado polido.

A gama de cores exteriores da versão First Edition inclui Corris Grey, Silicon Silver e Flux Silver, bem como um acabamento acetinado exclusivo da versão First Edition, que estará disponível apenas para o modelo do primeiro ano. Estes veículos serão pintados à mão Centro Técnico da Special Vehicle Operations da Jaguar Land Rover em Oxford Road, Reino Unido.

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)