Ferrari 360 Modena: A limousine mais rápida do mundo?
Ferrari aposta em Veículos Elétricos, sem abdicar da emoção… ou do som

Raríssimo Ferrari de F1 disponível para venda no leilão de Monterey

By on 26 Julho, 2022

Já são conhecidos os lotes disponíveis para o próximo leilão da RM Sotheby’ss, que se vai realizar em Monterey, na Califórnia, e entre eles está um dos cinco Ferrari 500 F2 construídos pela marca italiana.

O início dos anos 50 foram incríveis para Enzo Ferrari e para a sua marca de automóveis, criada há pouco tempo. O 500 F2 foi um dos modelos mais incríveis daquela época, tendo sido construídas apenas cinco unidades. Uma delas foi a utilizada por Alberto Ascari nos campeonatos do mundo de 1952 e 1953 e esta é uma das restantes quatro. Aliás, esta é mesmo a quarta unidade, que foi comprada nova por Jacques Swaters e foi o primeiro Ferrari a ser utilizado pela equipa Ecurie Francorchamps.

Apesar de ter nascido como um 500 F2 e com o chassis 0208F, este foi também um dos modelos a ser convertido na fábrica da Ferrari para as especificações de Fórmula 1 no início de 1954, ficando com a designação 625. Seguiram-se diversas provas, ainda com a Ecurie Francorchamps, antes de ter regressado a Modena, para ser trocado por um 750 Monza.

Todos os Scuderia Ferrari Works 500 F2 “sobreviventes” viram o seu número de chassis de três algarismos substituído por um de quatro e começaram a ser vendidos a clientes privados em 1954, já no formato de 625, com as especificações de Fórmula 1. Segundo Marcel Massini, historiador da Ferrari, este foi um desses modelos. Já com o novo número de chassis 0540, foi vendido a Marquis Alfonso de Portago no início de 1955, que o utilizou em quatro provas de Fórmula 1 nesse mesmo ano: em Turim, Pau, Bordeaux e Silverstone, com a posição mais elevada a ser registada em Pau, com um oitavo lugar.

No final de 1955, o 625 voltou a trocar de proprietário, passando para o engenheiro britânico Donald Healey durante cerca de cinco anos. Desde essa altura, este Ferrari já viu o seu registo de propriedade trocado por diversas vezes. Já fez parte da incrível coleção de Pierre Bardinon’s Mas du Clos, entre 1967 e 1983, tendo recebido um restauro parcial no final dos anos 60. Entretanto, já passou por diversos outros proprietários e foi usado em provas como o Goodwood Revival ou as corridas históricas do Mónaco, pelo menos, até dezembro de 2000, o ano em que passou a fazer parte de uma coleção privada em Colónia, na Alemanha, onde esteve muito bem tratado durante duas décadas.

Em abril deste ano foi meticulosamente inspecionado pela Ferrari Classiche, confirmando-se a originalidade do chassis, motor e caixa de velocidades, tornando-o num dos Ferrari mais fantásticos de sempre para qualquer colecionador. Estará disponível em leilão no próximo evento de Monterey, no dia 20 de agosto e estima-se que o valor da venda fique algures entre os três e os quatro milhões de dólares.

As imagens usadas são da autoria da RM Sotheby’s.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)